VIAJANDO DE BIKE NA ESTRADA REAL

O Planejamento é peça fundamental para uma cicloviagem.

Antes de sair pedalando pela Estrada Real, vamos ver algumas dicas ?

– Fazer um checkup com um médico ou preparador físico para saber de sua condição física e fazer uma viagem mais prazerosa.

– Baixar as planilhas e os descritivos dos trechos de navegação do Instituto Estrada Real para poder orientar-se com precisão em sua viagem.

– Fazer uma boa revisão de sua bicicleta e levar ferramentas de reparo imediato como canivete de ferramentas, chave para troca de pneu, estilete, kit remendo, câmara de ar, raio de roda sobressalente, chave de raio, 01 alicate de bico fino, presilhas e o que mais você puder levar de peças sobressalentes pequenas.

– Adicionar um bagageiro na bike, levar um alforge para bagagem e uma mochila de até 30 litros.

– Se você for de ônibus, leve um “mala-bike” não rígido para poder fazer o transporte rodoviário, depois do transporte o mala-bike pode ser seu travesseiro. O uso do mala-bike é obrigatório no caso de transporte rodoviário Interestadual em ônibus.

– O uso de roupas leves ajuda muito na questão do peso, espaço e se molhar a secagem é rápida. Se você não for alérgico às roupas de poliéster, elas são as mais indicadas. Leve também uma capa de chuva mesmo se for em época de seca, pois logo cedo as temperaturas podem ser bem amenas e a capa de chuva ajuda manter a nossa temperatura de corpo.

– Equipamento de segurança pessoal como óculos de sol ou normal, capacete, luvas, tênis adequado para pedalar, lanterna e também os equipamentos de segurança e sinalização da bike. Lanternas dianteira e traseira sempre ligadas durante o dia no intermitente e espelho retrovisor do lado esquerdo da bike.

– Protetor solar, repelente caso queira e também um kit de primeiros socorros para qualquer tipo de emergência.

– Dinheiro em espécie além dos cartões. A maioria dos locais por onde você irá passar aceitam cartões de crédito e débito mas o dinheiro em mãos é bom.

– A alimentação será você mesmo quem vai programar, então após aquele maravilhoso café da manhã no hotel ou pousada, passe em um supermercado ou padaria para montar a sua alimentação no trecho da viagem. Leve bastante fruta, algum carbo-hidrato, grãos como castanhas, amendoim, uva passa entre outros e muita água.

– Programe seus dias de viagem com o conteúdo do site do Instituto Estrada Real, leve amigos, parentes, seu telefone, câmera fotográfica, filmadora e aproveite ao máximo fazendo seus registros.

– Escolha qualquer época do ano para fazer sua viagem fazendo a busca no próprio site do Instituto Estrada Real e seja bem vindo, a Estrada Real te espera!
Texto escrito por Wagner Cofferri Cardoso
Fonte: http://www.institutoestradareal.com.br

Compartilhe

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso