Móveis fabricados em Lagoa Dourada estão conquistando o país

moveis-de-lagoa-dourada

A qualidade e a beleza dos móveis fabricados em Lagoa Dourada vêm ganhando grande destaque em todo o país. A atividade tem mais de meio século de tradição e é realizada de forma semi-artesanal utilizando madeira de demolição como principal matéria prima. Atualmente, a grande demanda pelos produtos contribuiu com o aumento do número de fábricas e o fortalecimento da economia local.

Inicialmente a produção nas marcenarias atendia a demanda local, com o passar do tempo teve início a fabricação de móveis e o aperfeiçoamento da produção. “No início o trabalho era mais de carpintaria, um serviço mais bruto, como fazer uma porteira ou um telhado. Com o passar do tempo a produção foi se desenvolvendo, começaram a fabricar mais móveis, até chegar ao que é hoje”, explica Antônio Carlos Faria, proprietário de uma fábrica de móveis e neto de um dos pioneiros da atividade na cidade, Luiz José de Resende.

Lagoa Dourada conta com aproximadamente dez pequenas e médias empresas relacionadas ao ramo, sendo responsável por boa parte dos empregos no município.  “Além do trabalho direto, muita gente trabalha de forma indireta, como por exemplo, fazendo só artesanato para as lojas, oferecendo bastante oportunidade de emprego”. O número de fábricas tende só a crescer. “Acho que daqui a no mínimo uns quatro anos vai dobrar o número de marcenarias na cidade”, afirma Antônio Carlos.

O sucesso dos móveis da cidade se deve à forma artesanal da produção, utilizando madeiras de demolição geralmente vindas de casarões, fazendas e galpões rurais da região sul do país, que atualmente tem ganhado o mercado dos móveis tradicionais. Essa combinação dá aspecto único a cada peça fabricada. Ernane Tavares Ferreira que trabalha há 17 anos como marceneiro, conta que a maior parte do trabalho é feita manualmente. “A produção é bem artesanal, utilizamos algumas ferramentas para facilitar o trabalho, mas não contamos com máquinas modernas, pelo menos aqui na nossa cidade”.

A qualidade dos móveis é o principal diferencial para os produtos convencionais, o que atrai cada vez mais compradores. “Vários clientes elogiam a qualidade dos móveis de nossa cidade, as peças são bem acabadas e, principalmente, feitas com muito carinho”, conta Tazinha Maciel, proprietária de uma fábrica local. O principal destino da exportação é o nordeste do país.

Fonte: http://www.portallagoadourada.com.br/2014/06/moveis-fabricados-em-lagoa-dourada.html

Compartilhe

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso