Conheça as 7 maravilhas da Estrada Real

Cachoeira do Tabuleiro

A cachoeira está situada no povoado de Tabuleiro a 19 km de Conceição do Mato Dentro. É a maior de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil, com 273 metros de queda livre. O guia Quatro Rodas 2003 a classificou como a cachoeira mais bonita do Brasil.

A cachoeira também é conhecida como cachoeira do coração, devido ao formato do paredão rochoso de onde despencam as águas. Na parte de cima do paredão, há quedas e lagos, e junto ao local onde cai o grande volume d’água, encontra-se um grande poço rodeado por enormes blocos de rocha.

 

 

Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha está localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, dentro do perímetro da capital mineira. Quando o Dr. Peter Lund descobriu a Gruta da Lapinha parecia ter certeza que, mais que uma descoberta científica, estava fazendo uma descoberta de vida, de arte, de passado, de presente, de futuro.

A gruta surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas. Hoje, nos seus 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, podemos observar formas surpreendentes, originadas das formações de espeleotema, destacando-se couve-flor, cascata, cortina, e pirâmides.

Estas são apenas algumas das formas que valem a pena ser conhecidas

 

 

Parque Nacional da Serra do Cipó

O parque foi inaugurado em 1984 e possui 33.800m² de terras dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. A serra do Cipó faz parte do complexo Serra do Espinhaço que se estende por mais de 1000 km entre os estados de Minas Gerais e Bahia. O relevo formado por montanhas, vales, campos e rios, propicia a formação de cachoeiras e paisagens em que se destacam picos rochosos. A altitude varia entre 650 m e 1672 m. No parque se encontra um dos maiores graus de endemismo vegetal do mundo. Chama a atenção à enorme diversidade de flores. A fauna se caracteriza também pelo endemismo de algumas espécies,  principalmente entre anfíbios e insetos. Trilhas com até 12 km levam a cachoeiras e cânions e são percorridas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

 

 

Praça Minas Gerais

Localizada no centro de Mariana, a Praça Minas Gerais concentra o maior conjunto do patrimônio histórico da cidade. Em torno dela estão as igrejas de São Francisco, de Nossa Senhora do Carmo, a Câmara Municipal e o Pelourinho.

A Igreja de São Francisco de Assis teve sua construção iniciada em 1763 e concluída em 1794. A pintura esteve a cargo de vários artistas, destacando-se entre eles Manoel da Costa Athayde e Francisco Xavier Carneiro. Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo teve sua construção iniciada em 1784. Foi erguida pelos irmãos da Ordem Terceira do Carmo. Em seu interior, os altares laterais são em talha, no estilo rococó.

O atual pelourinho foi construído na década de 1970, tendo sido o pelourinho original executado por José Moreira Matos, em 1750, e demolido em 1871. Estas construções referem-se a uma forma ou instrumento de jurisdição, utilizados em terras brasileiras para punir os negros escravos.

A Casa de Câmara e Cadeia de Mariana é toda em alvenaria, com guarnição em pedra lavrada (lapidada). O assoalho da parte superior ainda é original em grande parte. No andar de baixo, funcionavam três cárceres, que eram destinados aos presos brancos, aos negros e às mulheres.

 

 

Santuário do Caraça

A energia, a paz, o aconchego e a história do Santuário do Caraça o transformam em um local muito especial para Minas Gerais. Uma de suas grandes atrações é a presença dos lobos-guará, que, todas as noites vêm comer nas mãos dos padres,  no adro da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. A área do Santuário passou a ser uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em 1994, consolidando sua vocação de Santuário Religioso e Ecológico, verdadeiro laboratório natural.

A paisagem formada pela Serra do Caraça proporciona cenários realmente especiais. Além da fabulosa formação rochosa que dá nome ao local, os picos são as grandes referências no cenário do Parque cujas altitudes chegam a mais de 2000 metros.

Localiza-se a 25 km de Santa Bárbara, entre os municípios de Santa Bárbara de Catas Altas, com total estrutura para o turismo.

 

 

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fica localizada na cidade de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Foi inaugurada em 4 de julho de 1980, quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas,  passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional.

Localiza-se no centro da cidade,  tendo como acesso a “Passarela da Fé”, que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.

 

 

Teatro Municipal de Sabará

Trata-se do segundo Teatro mais antigo do Brasil, ainda em funcionamento. Ali estiveram os imperados D. Pedro I (1831) e D. Pedro II (1881). Possui uma das melhores acústicas de que se tem conhecimento. Em suas linhas arquitetônicas, a influência dos teatros ingleses da época de Elisabeth I, razão de sua denominação popular: Teatro Elizabetano.

 

 

 

 

Fonte: http://www.institutoestradareal.com.br/

 

Compartilhe

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso