Pontos Turísticos – Silveiras

Trilha da Independência

Vale Caminhar pela trilha da Independência (1822), conhecer as Trincheiras (1842/1932), cadeia de Euclides da Cunha, etc. Em busca de tudo isso é que os turistas têm vindo para essa pequena cidade. O Município se propõe à ser um parque temático sobre o Tropeirismo onde você encontrará: A Estrada dos Tropeiros, a Praça, a Estátua, o Rancho, o Posto de gasolina, o cemitério, a Banca de Jornais do Tropeiros, o tropeirão (pça. de esportes), a propria Fundação Nacional do Tropeirismo, além da recepção do povo da cidade, sempre acolhendo os interessados nesse assunto fascinante que é o Tropeirismo.

.

Cadeia Velha

b2-0710  CADEIA VELHA – Atualmente a antiga cadeia funciona como restaurante de comida típica do tropeirismo. Marco histórico da cidade, o prédio data do final do século XIX e foi restaurado por Euclides da Cunha. Silveiras – SP (Edificações Históricas/ Circuito Vale Histórico) – Localização: S 22º 39.941’ – W44º 51.256’ Crédito obrigatório – Foto: Miguel Schincariol

Prédio do final do século XIX, restaurado por Euclides da Cunha.

.

Trincheiras

Nos morros da cidade ainda podem ser visto sinais das trincheiras utilizadas na Revolução Liberal de 1842 e na Revolução Constitucionalista de 1932.

.

Caminho Imperial

caminho-imperial

Trecho ainda remanescente do Caminho Novo foi construído em 1725 para ligar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Antiga trilha dos tropeiros.

.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

parque-nacional-da-serra-da-bocaina

Com inúmeras cachoeiras e trilhas, começa na região na divisa de Silveiras com Cunha.

.

Cachoeira do Ronco D’Água

cachoeira-ronco-dagua-creditos_-izabel-cristina-e1470941082488

Para quem quiser passear a pé, pela antiga trilha de tropeiros, a sugestão é fazer uma pausa na Cachoeira do Ronco D’Água, no bairro do Bom Jesus. A 8 km do centro de Silveiras, o passeio é imperdível, em meio a tanta natureza e centenárias sapucais.

.

Cachoeira do Paraitinga

cachoeira-do-paraitinga

Bairro dos macacos. 25 km de estrada asfaltada e 6 km de estrada de terra.

.

Pico da Boa Vista

tem 2.050 metros de altitude, de onde se observa grande parte do Vale do Paraíba. O local é rico em ervas medicinal. A 25 km do centro.

.

Nascentes do paraíba

Aqui nasce o rio Paraitinga, um dos formadores do paraíba do sul. A 28 km do centro, próximo ao Pico Boa Vista.

.

Parque Ecológico da Cascata

O local tem cachoeira, tanque, mata natural e Área para camping.

.

Sobrado do Capitão Silveira

sobrado

O capitão Manuel José da Silveira, nascido em Silveiras por volta de 1794 e filho de Francisco Antônio da Silva e de Maria da Silveira, herdou o sobrado em que foi assassinado, durante a Revolução Liberal de 1842. Após a sua morte a residência foi doada à igreja.

A casa foi construída nas primeiras décadas do século XIX, em taipa de pilão e pau-a-pique. O corpo central, em dois pavimentos, tem cobertura em quatro águas. As laterais, em um pavimento, tiveram as telhas capa e canal substituído por francesas. Algumas paredes foram suprimidas no pavimento superior.

.

Santa cruz

santa-cruz

A Santa Cruz da Revolução Liberal de 1842 é um marco construído em homenagem ao fim da revolução que queria derrubar o jovem e recém-entronado imperador Dom Pedro II. Nesta revolução chegaram a nomear os presidentes das províncias de São Paulo e Minas Gerais. Fica localizada na rodovia dos tropeiros, bem próximo ao portal da cidade de Silveiras.

.

Igreja matriz

silveiras-mg

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Silveiras / SP, teve o início de sua construção no ano de 1830. É uma bonita igreja que fica localizada bem no centro da cidade. Próxima a ela tem alguns restaurantes e lanchonetes. Na sua frente fica a Praça Antônio Pereira de Azevedo, a praça principal da cidade.

.

Praça Antônio Pereira de Azevedo

praca-antonio-pereira

A Praça Antônio Pereira de Azevedo é a praça principal da cidade de Silveiras / SP, fica em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição padroeira da cidade. É uma bela praça que fica localizada bem no centro da cidade e tem a sua volta e proximidades restaurantes, lanchonetes, bares e lojas, principalmente lojas de artesanatos que é o forte da cidade.

.

Casarão

casarao

O Casarão é uma das construções mais antigas da cidade de Silveiras / SP. É um belíssimo prédio que guarda todas as suas características originais, bem rústico.

Hoje ele abriga a Prefeitura da cidade e ainda o Espaço cultural “Nene Emboava”.

Localizado ao lado da praça principal da cidade e em perfeita estado de conservação, é uma das mais belas construções da cidade e ele guarda as tradições tropeiras dali.

.

Cachoeirão do Cafundó

cachoeirao-do-cafundo

O Cachoeirão do Cafundó fica localizada no bairro do Cafundó na cidade de Silveiras, interior do estado de São Paulo. A cachoeira fica cerca de 260 quilômetros distante da capital do estado.

.

Praça de nossa senhora da conceição

praca-da-matriz

A Praça de Nossa Senhora da Conceição fica localizada no Bairro do Ventura em Silveiras / SP. Construída em homenagem a padroeira da cidade foi inaugurada em Dezembro de 1990. A praça fica logo na entrada da cidade.

.

Fonte: http://silveiras.sp.gov.br/

http://www.caminhosdacorte.com.br/

http://www.minube.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso