História de Serra Azul de Minas

cidade-serra-azul-de-minas

Não foi possível obter dados preciosos e concretos a respeito dos primeiros habitantes da região da Bacia do Suaçuí, onde hoje se localiza o município. Supõe-se que tenham sido os Bandeirantes desbravando os sertões em busca de riquezas minerais. Sabe-se que o lugar era passagem de tropeiros que se dirigiam para o Serro e Diamantina, sendo que, alguns lá se fixaram surgindo várias casas de capim. Posteriormente, Cristiano Félix de Brito doou um terreno para a Igreja Católica, onde Bernadino Gomes e João de Souza construíram uma capela sob o orago de Nossa Senhora do Rosário. Neste lugarejo o português Paulo Vieira construiu uma grande casa com cobertura de telhas, iniciando o artesanato de barro e fazendo da casa ponto comercial e pouso de tropeiros. Mais tarde, Edmundo Pascoal demoliu a capela e fez erguer a atual ?Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo?. Em 1962 os líderes do local conseguiram sua emancipação política, elevando-se à categoria de município, pertencente à comarca de Serro.

O topônimo Serra Azul de Minas foi escolhido por estar a cidade rodeada de serras, com uma tonalidade azulada.

Gentílico: serrazulense

 

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação Casa de Telha, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, subordinado ao município de Serro, com território desmembrados os distritos de Santo Antônio do Itambé e São Gonçalo do Rio das Pedras, subordinado ao município de Serro.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955 o distrito figura de município de Serro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serro Azul de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Serro. Sede no atual distrito de Serra Azul de Minas ex-Casa de Telha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2007.

Alteração toponímica distrital

Casa de Telha para Serra Azul de Minas alterado, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1963.

 

 

Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso