Pontos Turísticos – São Tomé das Letras

Gruta de São Tomé

gruta-sao-tome

Nessa gruta, que fica ao lado da Igreja Matriz, originou-se a história da cidade. Foi o local onde o escravo João Antônio se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extraterrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

.

Igreja Matriz

igreja-matriz-de-sao

Foi construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uma pequena capela por ocasião do episódio que deu origem a cidade. Por fora, carrega o estilo barroco mineiro. Seu interior é ornamentado em estilo rococó, com temas evangélicos enriquecidos com motivos angelicais. O destaque vai para sua nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado a seus pés, obra do artista Joaquim José da Natividade. A Igreja é tombada como patrimônio histórico estadual. Entre os acervos da Igreja está o quadro do Barão de Alfenas, datado de 1876 de autoria do pintor Nicolao Facchinetti.

.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

igreja-nossa-senhora-do-rosario

Também conhecida como Igreja de Pedra, não possui muitos dados históricos. Iniciada no século XVIII pelos escravos permaneceu por um longo período inacabada. Seu interior não apresenta nenhuma obra artística, mas sua arquitetura, com pedras sobrepostas uma a uma, típica de São Thomé das Letras. Em outubro de 1995, foi finalmente entregue ao público e hoje é tombada como patrimônio histórico estadual.

.

Cruzeiro

cruzeiro

Marco religioso localizado no Parque Antônio Rosa, de onde se tem uma visão de 360 graus de toda a paisagem que circunda a cidade. Ideal para se observarem os fenômenos naturais.

.

Mirante

mirante

O mirante foi construído no local mais alto do Parque Antônio Rosa, de onde se pode observar toda a magnífica paisagem de São Thomé das Letras e região. É um ótimo lugar para relaxar e meditar, dada a tranquilidade e paz de espírito reinante no local. De lá, se tem uma visão privilegiada da Pirâmide e do Cruzeiro.

.

Pirâmide

piramide_saotome

Hoje tomada pelos turistas como um ponto referência da cidade e denominada pirâmide pelo formato arquitetônico adotado em sua construção, ninguém define ao certo os motivos que levaram a edificação de um projeto tão moderno e arrojado naquele local e o porquê do abandono do local. Muitos turistas utilizam o local para o registro fotográfico das belas paisagens, outros para meditação, exercícios mentais e terapias alternativas. Além disso, é o melhor local para se avistar o pôr-do-sol e a coloração avermelhada que o céu adquire nos fins de tarde. Diversos relatos dão conta do avistamento de ÓVNIS e seres extraterrestres neste local que já foi fonte de estudo de diversos especialistas que até hoje tem opiniões diferentes a respeito das experiências.

.

Pedra da Bruxa

pedra-da-bruxa

Uma linda e misteriosa formação rochosa que, vista de perfil, lembra a silhueta da face de uma bruxa. Localiza-se num dos pontos mais altos da cidade e faz parte do Parque Municipal Antônio Rosa, área ecológica tombada. Local ideal para se admirar o nascer e o pôr-do- sol.

.

Pico do Gavião

pico-do-gaviao

Atualmente é área de visitação restrita, por servir a exercícios militares. Procure se informar com antecedência e só vá ao pico com a ajuda de um guia local. Local de extrema beleza, com curiosas formações rochosas que lembram figuras. Veja o nome de algumas delas: Jacaré, Espiral, águia, Gorila, Cavalo…

.

Gruta do Carimbado

gruta-carimbado-sao-thome

O mistério que envolve esta gruta é motivo de lendas, histórias e estudos que até hoje movimentam uma série de profissionais, curiosos e turistas até o local que atualmente está interditado por ordens do IBAMA para que sejam tomadas medidas preventivas e de segurança. Esta é conhecida por muitos como um Portal Dimensional, pois até mesmo uma equipe de televisão já adentrou o local com todos os equipamentos técnicos necessários e profissionais e não chegaram ao final desta gruta que em poucos minutos deixa qualquer um sufocado de tanto calor. Muitos esotéricos afirmam ser ali, uma passagem secreta para a Cidade Sagrada dos Incas, Machu Picchu, no Peru. Muitos acreditam que o local tem energias curativas e que é capaz de reter energias negativas de quem nele adentra. É uma experiência diferente, mística e misteriosa conhecer a Gruta do Carimbado.

.

Ladeira do amendoim

ladeira-do-amendoim

Lugar curioso onde os veículos, com o motor desligado, continuam subindo a ladeira. Fato que ajuda a fomentar as crenças da existência de um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea da cidade. O que também seria responsável pelas manifestações ufológicas.

.

Cachoeira Antares

cachoeira_antares_em_sao_thome

Esta cachoeira fica a 17 km da cidade, por estrada de terra, entre espessos arvoredos. Ideal para a prática de rapel.

.

Cachoeira Véu das Noivas

veu_da_noiva_sao_tome

É uma linda cachoeira, onde as águas descem formando um extenso véu de noiva. Ideal para banho fica a 9 km da cidade, por estrada de terra. É preciso tomar cuidado na descida até a cachoeira, pois é íngreme e escorregadia.

.

Cachoeira do Flávio

cachoeira-do-flavio-de-sao-thome-das-letras-minube

É a cachoeira da família, pois lá, os poços são rasos e a água é límpida e calma. Local de acesso fácil, ideal para crianças e terceira idade. Oferece uma ducha espetacular, que causa um profundo relaxamento.

.

Cachoeira Paraíso

paraiso_sao_thome_das_letras

Como o próprio nome já diz, você irá se surpreender com o verdadeiro paraíso constituído neste local. É um recanto tranquilo, com águas límpidas, logo abaixo da Cachoeira Véu de Noiva, a 9 km da cidade.

.

Cachoeira da Chuva

cachoeira-da-chuva

É uma linda cachoeira, onde as águas descem formando um extenso véu de noiva. Ideal para banho fica a 9 km da cidade, por estrada de terra. é preciso tomar cuidado na descida até a cachoeira, pois é íngreme e escorregadia.

.

Cachoeira da Lua

cachoeira-da-lua-1000-dias

Está a 6km de São Thomé das Letras. Uma paisagem bucólica e exótica cria um clima muito diferente naquele lugar. Diversas pessoas gostam de frequenta-la a noite pois as águas refletem todo o brilho do luar da cidade, tornando o local ainda mais especial.

.

Cachoeira Vale das Borboletas

cachoeira-vale-das-borboletas

Localizada a apenas 3km da cidade. No pé da serra para Três Corações, um córrego forma duas lindas quedas d’água que ao reflexo do sol se mostram como que cristais descendo até a piscina natural que ali se formou, num vale cercado por uma mata verde e irradiante, cheia de coloridas flores e borboletas

.

Cachoeira Shangri-lá

cachoeira-shangri-la-abade

Lugar belíssimo, onde um córrego de águas límpidas desliza sobre pedras quartzito rosa, formando vários e pequenos poços ideais para banho. Fica a 16 km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra. Nesse local também podem ser encontradas várias inscrições rupestres.

.

Garganta do Diabo

garganta-do-diabo

pós passar o Vale das Borboletas, a aproximadamente 500 metros de trilha e escalada por matas que proporcionam uma aventura aos turistas até chegar ao local que é pouco explorado pelo difícil acesso, o que em nossa opinião é mais uma vantagem do local para ser explorado. Para os atletas de plantão, se coloca como uma opção diferenciada para a prática de rapel.

.

Cachoeira Eubiose

cachoeira_da_eubiose_em_sao_tome_das_letras_mg

Esta é uma cachoeira que não oferece perigo, pois não é profunda. Distando 2,5 km da cidade, tem esse nome devido a Sociedade Brasileira de Eubiose, proprietária da área no entorno.

.

Gruta da Bruxa

gruta-da-bruxa

Com certeza, fascinará você com suas belezas e diferenciais, pois chega a ser considerada a mais bonita, com seus curiosos salões. O acesso até eles é feito por cordas. Distância: 18km, passando pelo povoado de Sobradinho.

.

Gruta do Labirinto

gruta_labirinto

Esta é mais uma opção dentro do roteiro do distrito de Sobradinho, uma obra prima da natureza. Formada de várias entradas e saídas, assemelha-se a um labirinto. Além de ser a única que possui uma clarab�ia.

.

Corredeira do Lavarejo

O reflexo do sol faz brilhar as corredeiras do lavarejo, um dos pontos ainda pouco conhecido dos turistas, mas que merece ser explorado por sua beleza e tranquilidade. As místicas pedras, os raios luminosos do sol, a leveza das águas límpidas causa um verdadeiro espetáculo da natureza.

 

 

Fonte: http://www.visitesaothome.com.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso