História de São Tomé das Letras

cidade-sao-tome-das-letras

Localizado no estado brasileiro de Minas Gerais, o município de São Thomé das Letras é considerado um ponto turístico bastante frequentado e, de acordo com o censo de 2008, sua população totaliza aproximadamente 6.880 habitantes.

 

A origem do nome São Thomé das Letras remete a uma antiga lenda que conta a história de um escravo fugido, João Antão. Ao refugiar-se dentro de uma gruta no alto da serra, Antão teve uma visão de um homem que vestia roupas claras. A aparição escreveu uma carta para que o escravo entrega-se ao seu senhor.

 

A carta não poderia ter sido escrita pelo escravo, pois foi redigida de forma perfeita. Assim, o fazendeiro demonstrou-se realmente impressionado e intrigado com a carta, enviando seus homens ao local do ocorrido. Ao chegarem na gruta, o tal homem de vestes claras havia desaparecido e em seu lugar estava uma imagem de São Thomé, um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus.

 

Após este episódio, foi construída uma capela rústica ao lado da gruta. No ano de 1785, o Barão de Alfenas iniciou a construção da Igreja Matriz e, ao lado dessa igreja foi surgindo São Thomé das Letras. Na igreja foi colocada a estátua, que acabou desaparecendo no ano de 1991.

 

 

Fonte: http://www.infoescola.com/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso