História de São Tiago

sao tiago 1

O pequeno Município de São Tiago está localizado a cerca de 200 quilômetros da capital mineira, mais precisamente na região do Campo das Vertentes. Pertencente à Estrada Real e ao Circuito Trilha dos Inconfidentes, está bem próximo dos municípios de Tiradentes, Prados, Resende Costa e da cidade histórica de São João del-Rei, distante cerca de 44 quilômetros do Município.
O povoado que se transformou no atual município, foi fundado por bandeirantes espanhóis há aproximadamente 300 anos. Não há documentação precisa nem tradição oral que guardou o nome dos primeiros a chegarem ao local, porém sabe-se que por volta de 1708, no lugar denominado Vargem Alegre, na Fazenda das Gamelas, foi descoberto ouro, fato que atraiu a atenção dos desbravadores da época, auge da produção aurífera no Brasil.
Dessa forma a região começou a ser povoada, sendo que os primeiros habitantes se fixaram ao redor de uma capela erigida em homenagem a São Tiago, santo de devoção dos espanhóis. O lugar se tornou ponto de referência e aos poucos se transformou em arraial.
Em 1802, São Tiago já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, se torna distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, em 1872, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual 336, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso, sendo emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1949.
Hoje o município, que tem cerca de 10 mil habitantes, possui um distrito, denominado Mercês de Água Limpa (Capelinha), além de doze povoados na zona rural: Capão das Flores, Fundo da Mata, Tatu, Patrimônio, Chapada, Córrego Fundo, Jacaré, Cajengá, Germinal e Povoado dos Melos e duas comunidades com características quilombola: São Pedro das Carapuças e Içara.
A economia local tradicional tem por base a agropecuária e a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita.
A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município. Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de “Terra do Café-com-Biscoito”.

 
Fonte: http://www.saotiago.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso