História de São Sebastião do Rio Preto

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Município de São Sebastião do Rio Verde era por volta de 1880 chamado de “Várzea dos Maciéis”. Com a construção da estrada de ferro inaugurada pelo imperador D. Pedro II em 1884, passou a chamar-se “Estação de Pouso Alto”.

 

Em 1930 a estação de Pouso Alto passa a ser a sede do Município e da Comarca de Pouso Alto. Durante vinte e um anos teve centralizada toda a vida do município, mas em outubro de 1951 a sede do Município e da Comarca voltou para Pouso Alto.

 

Em 1953, num fato inédito, foi rebaixado para distrito, com o nome de São Sebastião do Rio Verde. Pela Lei Estadual nº 2.764, de 31 de dezembro de 1962, foi elevado a Município, e em 1º de março de 1963 foi instalado, sendo intendente o Sr. José Vitor da Fonseca.

 

Localizado no Sul de Minas, encontra-se a 726 metros de altitude, abrangendo uma área de 92 km² com população estimada em 2.206 habitantes no ano de 2013. Faz divisa com os municípios de São Lourenço, Carmo de Minas, Itanhandu, Virgínia, Dom Viçoso e Pouso Alto. Integra a Associação das Terras Altas da Mantiqueira.

 

O Município de São Sebastião do Rio Verde não possui Distritos, contando somente com os seguintes bairros na zona rural: Açude, Aterrado, Cachoeirinha, Curral Velho, Fazenda Velha, Lagoinha, Pé do Morro, Pessegueiro, Pinhal, Porto, Retiro São José, Retiro Velho, Rio dos Santos e Tacape.

 

 

Fonte: http://www.saosebastiaodorioverde.mg.gov.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso