Pontos Turísticos-São joão del Rei

casa de intendencia

Antiga Casa de Intendência

A antiga Casa da Intendência funcionou no local onde hoje existe a Escola Estadual Maria Tereza. Alguns anos antes, a Intendência funcionava na casa onde residiu o Barão de Itambé.

Casa Colonial

Nesta grandiosa casa funcionou por muitos anos o Grande Hotel de São João Del Rei. No ano de 1889, aconteceu uma inusitada situação política: Silva Jardim precisou se retirar às pressas para se defender dos monarquistas são-joanenses, que, reagindo à sua tentativa de discursar a favor dos republicanos, apedrejaram o hotel.

casa da barbara heliodora

Casa de Bárbara Heliodora

Neste casebre nasceu e se casou a poetisa Bárbara Eliodora, mulher do poeta e inconfidente Alvarenga Peixoto. Hoje, dá lugar a Secretaria Municipal de Turismo e o Museu Tomé Portes Del Rei. Ao fundo está instalada a Biblioteca Municipal Batista Caetano de Almeida. Possui precioso acervo com obras antigas e raras como L’Éncyclopedie Methodique de Diderot e d’Alembert e o jornal político francês Le Moniteur Universel, além de volumes de autores clássicos da literatura latina, francesa, inglesa e portuguesa dos séculos XVIII e XIX.

Visitação: Secretaria Municipal de Turismo e Museu Tomé Portes Del Rei: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Biblioteca Municipal: segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Ponte da Cadeia Velha em São João Del Rei

Casa de Câmara e Cadeia

Atual Prefeitura Municipal, o imponente sobrado foi inaugurado em 1849 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia da Vila de São João Del Rei, funcionando no andar superior a Câmara Municipal e no térreo a Cadeia, segundo costume da época. Em 1925, a cadeia foi transferida temporariamente para o Largo do Carmo, sendo instalada no local a Biblioteca Municipal. É um dos principais pontos turísticos em São João del-Rei.

casa_barao_de_itambe

Casa do Barão de Itambé

No período colonial, este majestoso solar funcionou como Casa da Intendência, passando a pertencer no século XIX ao Barão de Itambé. Junto à fachada principal, um passo da Paixão de Cristo demonstra a fé das famílias mineiras.

casa do barao desao joao del rei

Casa do Barão de São João Del-Rei

O sobrado pertenceu ao Barão de São João Del Rei. No ano de 1881 o imperador Dom Pedro II nele se hospedou, por ocasião da inauguração da Estrada de Ferro Oeste-Minas. Até alguns anos atrás, foi sede da 34ª Superintendência Regional de Ensino e no momento está sem utilização.

Casa de padre josé maria xavier

Casa do Padre José Maria Xavier

Nesta casa nasceu o Padre José Maria Xavier (1819 – 1887). Consagrado compositor colonial, produziu vasto repertório de músicas sacras, conhecidas no Brasil e no exterior. No Largo do Rosário, há um busto em sua homenagem.

chafariz_colonial

Chafariz Colonial

O chafariz foi trazido da Europa em 1887 e erguido ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. É conhecido como chafariz colonial.

Chafariz_da_Legalidade_em_São_João_del-Rei

Chafariz da Legalidade

Construído em 1834 pela Câmara Municipal, o chafariz serviu para registrar um fato histórico: São João Del Rei foi capital provisória da Província de Minas Gerais em 1833, em decorrência de uma sedição militar ocorrida em Vila Rica.

Conservatorio AAH (831)

Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Criado em 1951, o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier é reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação. Oferece vários cursos de formação artístico-musical como: canto, violão, violino, flauta, clarineta e piano. Possui orquestra, coral e conjuntos instrumentais formados por seus alunos.

Estação e Museu Ferroviário

Inaugurado em 1981, ano do centenário da Oeste-Minas, o museu reúne equipamentos, peças mecânicas, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia na região. O museu funciona nas dependências da Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste-Minas, uma construção típica do século XIX com belíssima cobertura em ferro. Exibe, também, a primeira locomotiva com vagão de luxo utilizada para uso da administração e uma coleção de 11 locomotivas a vapor Baldwin, além de carros e vagões de carga. É um dos pontos turísticos em São João del-Rei mais famosos e mais visitados.

O Passeio de Maria Fumaça até Tiradentes, em máquina e vagões similares aos expostos, lembra tempos remotos e revela a bucólica paisagem da região marcada pelo Rio das Mortes.
Endereço: Rua Antonio Rocha, s/nº – Centro – Cep: 36307-304.

Histórico: A Estação Ferroviária foi inaugurada em 28 de agosto de 1881. Todo o seu complexo ferroviário foi tombado em 03 de agosto de 1989. Seu acervo possui vários objetos relativos à história das ferrovias, máquinas e vagões antigos.

FORTIM DOS EMBOABAS SJDRei

Fortim dos Emboabas

Segundo tradição oral, a casa serviu de forte a portugueses e brasileiros do norte, que nela se entrincheiraram contra o ataque dos paulistas durante a Guerra dos Emboabas, ocorrida entre 1707 e 1709. Primeiros desbravadores da região, os paulistas consideravam injustiça ceder datas e minas aos forasteiros que chegavam em busca de ouro.

memorial dom lucas

Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves

memorial tancredo neves

Memorial Tancredo Neves

Composto por nove salas de exposição, o memorial reconstitui a vida do ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, desde sua infância em São João Del Rei até sua morte em 1985.
Endereço: Rua  Padre José Maria Xavier, 7  – Centro – Cep: 36307-340.

Histórico: Criado na década de 80, funciona num prédio construído no início do séc. XIX. Seu acervo reconstitui a vida do Ex-presidente Tancredo Neves.

mina de ouro presidente tancredo neves

Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves

A Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves é uma profunda escavação em rocha subterrânea da qual, ainda hoje, se extrai ouro. Descendo cerca de 80 metros, chega-se a um pequeno lago no interior da mina.

monumento aos expedicionarios

Monumento ao Expedicionário

Inaugurado em 1969, o Monumento ao Expedicionário homenageia os integrantes da Força Expedicionária Brasileira – Feb.

museu da feb

Museu da FEB

O Museu da Força Expedicionária Brasileira – FEB é uma mostra da participação do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei na Segunda Guerra Mundial. Documentos, indumentárias e armas, usadas pelos soldados nos campos de batalha, registram a atuação do regimento em Montese, na Itália, entre 1944 e 1945.

Endereço: Avenida Hermilo Alves, s/nº – Centro – Cep: 36307-328.

Histórico: Funciona no prédio do Centro Cultural do 11º Bimth,  onde funcionou no início do séc. XX, o Hotel Oeste de Minas, da antiga EFOM – Empresa Férrea Oeste de Minas. Seu acervo conta a participação do antigo 11º RI, durante a II Guerra Mundial.museu arte sacra

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra está instalado onde funcionou a segunda Cadeia Pública da Vila de São João Del Rei. Com a transferência da cadeia em 1850, o prédio foi arrematado por particulares e, em 1983, adquirido pela Companhia de Cigarros Souza Cruz para implantação do museu. O acervo reúne peças sacras, paramentos, imagens e pratarias. São destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura “Fuga para o Egito” de Venâncio do Espírito Santo; que tem como cenário a antiga vila, e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.

Histórico: Funciona em um prédio do séc. XVIII, onde exista a antiga Cadeia Pública. Com um notável acervo de imagens, vestes sacerdotais, peças da antiga Capela de Nossa Senhora d’Ajuda da Fazenda do Pombal.

museu de arte sacra

Museu Municipal Tomé Portes del-Rei

Endereço: Praça Frei Orlando, 90 – Centro – Cep: 36307-352.
Histórico: O museu foi fundado em 1959. Funciona na casa onde nasceu Bárbara Eliodora, um antigo sobrado do séc. WXVIII, desde 1970. Com peças diversas dos séculos XVIII, XIX e início do séc. XX, destacando-se o Braço da Balança de Pesagem do Quinto do Ouro.

Museu tomé portes del rei

Museu Regional de São João Del Rei

O sobrado, que pertenceu ao Comendador João Antônio da Silva Moura(1806-1866), abriga hoje o Museu Regional de São João Del Rei e está aberto à visitação pública desde de 1963. Muitas peças dos séculos XVIII e XIX compõem o acervo como móveis, imagens e objetos industriais, teares e roca de fiar. Entre as muitas imagens, estão duas figuras de presépio e uma imagem de São Sebastião atribuídas ao Aleijadinho.

O museu ainda possui uma biblioteca e arquivo com jornais, fotografias e documentos cartoriais da antiga Comarca do Rio das Mortes. Um anexo abriga o escritório técnico do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Histórico: O Museu Regional de São João del-Rei, em Minas Gerais, expõe os aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVIII e XIX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial.

pelourinho-1024x681

Pelourinho

Construído por Aniceto de Souza Lopes, o monumento substituiu no século XIX o primitivo pelourinho de madeira que ficava no Morro da Forca. Símbolo de autoridade da antiga vila, o pelourinho está  bastante descaracterizado.

solar da baronesa

Solar da Baronesa de Itaverava

Este solar pertenceu à família da Baronesa de Itaverava e é marcado pelo jogo de telhados e a longa sacada com balcão em ferro rendilhado em sua construção. Parte dela abriga a Diretoria Executiva da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ e, desde maio de 2000, o prédio cede espaço também ao Centro Cultural da UFSJ, que mantém uma galeria de arte e um auditório.

solar do lustosa

Solar dos Lustosa

Este sobrado pertence à família do dentista Paulo de Almeida Lustosa, criador da “Cera Dr. Lustosa”, utilizada para dor de dentes. Conhecido no país e no exterior desde 1922, o medicamento é preparado, ainda hoje, artesanalmente, no andar térreo do sobrado.

O consultório, a biblioteca e o laboratório do Dr. Lustosa foram transformados em um pequeno museu. Equipamentos, mobiliário e embalagens antigas ilustram a produção da famosa cera à época do dentista.

Histórico: Este acervo contém diversos equipamentos do antigo laboratório para fabricação da cera Dr. Lustosa, laboratório este fundado em 1922. Funciona no Solar da Família Lustosa, de 1810.

solar dos neves

Solar dos Neves

No Largo do Rosário, está o solar onde viveu o ex-presidente Tancredo Neves, natural de São João Del Rei. Pertence à família Neves.

teatro unicipal

Teatro Municipal

O Teatro Municipal foi construído em 1893 em substituição ao cinqüentenário Teatro São-Joanense, que desabou por causa de uma reforma feita em 1889. Posteriormente, o teatro foi remodelado em 1925 e em 1970.

 

 

Fonte: http://www.guiadelrei.com.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso