Pontos Turísticos-Santos Dumont

cachoeira da fumaça

Cachoeira da Fumaça

Endereço: Seguir até o final do bairro Córrego do Ouro sentido Represa. A partir da Ponte Preta, seguir estrada de terra por 20km até Fazenda da Lage. Dali, seguir por trilha, em torno de 1km de descida.

Cachoeira da Tapera

Endereço: Chegar à BR-040 pelo bairro Graminha e seguir sentido Belo Horizonte. Andar 300m, passando pela ponte e virando à direita, próximo a um trevo. Continuar por estrada de terra por 2km até propriedade particular.

Cachoeira de Campo Alegre

Localizada no Distrito de Campo Alegre.O local se encontra após a famosa represa da Ponte Preta.

Horto Florestal

O Horto Florestal está situado numa área montanhosa, cercada por eucaliptos, terminando próximo a uma pedreira. Compõe-se de mata nativa. Existe grande variedade de madeiras de lei, como Jacarandá, Ipês, Cedro etc. Há existência de pássaros silvestres na região; de carro pode-se chegar até o local.
O local é visitado constantemente por engenheiros do IEF, Instituto Estadual de Florestas, e a guarda da floresta é feita por uma família no vive no local.

Parque da Lagoa (1)

Parque da Lagoa

O Parque da Lagoa ou Reserva Florestal possui uma área coberta por mata nativa densa, de aproximadamente 65 alqueires. A fauna da região é composta de mico-estrela, quati, barbado, saua, tucano, jacú, inhambú, onça, jaguatirica, cobras e lobo guará. Três nascentes vindas da mata formam as duas lagoas, nas quais encontram-se várias espécies de peixes. A mata nativa virgem é composta das seguintes madeiras de lei: anjico, cedro e jacarandá.
Existe um projeto, na prefeitura, para transformar o parque da lagoa em uma área de lazer, com aproveitamento do lago, das matas e infra-estrutura completa.
Do projeto constam: portaria, estacionamento, administração, anfiteatro, pedalinhos, lagoa, área camping, quiosque com churrasqueiras, piscina, lanchonetes, quadras poliesportivas, campo de futebol e bosque.

represa de ponte preta

Represa da Ponte Preta

A Represa do Pinho, popularmente conhecida como Represa da Ponte Preta é o atrativo turístico de Santos Dumont que mais recebe visitantes, sobretudo nos dias quentes de verão, aonde as pessoas vão para nadar, andar de barco, pescar, acampar, e passar o dia livre para lazer.
A represa tem 18 Km de extensão e chega até 20m de profundidade, e em alguns trechos chega até 300m de largura. É formada pelas águas do Rio Pinho. Dos dois lados há estradas de chão que leva à outros distritos, como Formoso, São João da Serra e até mesmo a outro município, como Aracitaba. A vegetação circundante é formada por mata ciliar nativa e encontram-se vestígios da mata Atlântica até a barragem. Segundo alguns moradores locais, a fauna é caracterizada por variadas espécies, como: paca, marreco, pato, preguiça, garça, entre outras.
De setembro à janeiro, a represa se encontra vazia, porém ainda é possível atividades de lazer no local, como campings, eventos como “Off Road”, etc.

14 bis

14 Bis

Endereço: Localiza-se na praça Bagatelli, no trevo sul – BR 040. Seguindo pela BR 040 em direção ao Rio de Janeiro, entra no trevo.

1º Fábrica de queijo de Santos Dumont

Descrição: Seguir pela BR 499 até o distrito de Mantiqueira. Seguir até a igreja na parte de cima de Mantiqueira. A Fábrica se encontra dentro da propriedade dos Kingma.

1º Usina Hidrelétrica

Endereço: Localizada em Mantiqueira de Cima. Saindo da Praça Cesário Alvim, seguir sentido BR 499 até o distrito da Mantiqueira.
Descrição: Em Mantiqueira seguir para a parte de cima pela rua Agenor Camilo Mendes por aproximadamente 700 m até a frente da Igreja. A usina se encontra dentro de propriedade particular pertencente a família Ringma. O acesso é restrito.

Bar A Brasileira

Endereço: Localizado à rua Agenor Camilo Mendes, 386 (Mantiqueira de Cima). Saindo da praça Cesário Alvim, seguir sentido BR 499 até o distrito de Mantiqueira. Em Mantiqueira seguir para a parte de cima pela rua Agenor Camilo Mendes.
Descrição: O bar tem mais de 100 anos e mantém-se da mesma forma. Possui propagandas, máquinas e documentos do início do século XX e funciona normalmente.

Biblioteca Municipal Antenor Ayres Viana

Endereço: Localizada à Rua José Maria Pitella, sem número. Partindo da Praça Cesário Alvim, seguir até a Rua Prefeito José Maria Pitella.
Descrição: Foi criada em 1967. Atualmente possui acervo literário de mais de 10 mil obras registradas e catalogadas, além de acervo completo de materiais de pesquisa e de atualização. A entrada é gratuita. Não abre aos fins de semana e feriados.

Centro Artístico Cultural

Endereço: Rua Severiano Rezende, s/n. Saindo da praça Cesário Alvim, seguir a rua Antônio Ladeira até o final, ande mais uma quadra.
Descrição: Dentro do Centro Artístico Cultural funciona o CEFEC (Centro Ferroviário Cultural) que é um centro de atividades culturais ligado a Ferrovia.

estaçao

Estação Ferroviária

Descrição: E. F. Dom Pedro II (1877-1889) E. F. Central do Brasil (1889-1975) RFFSA (1975-1996) SANTOS DUMONT (antiga PALMIRA) Município de Santos Dumont, MG Linha do Centro – km 324,094 (1928) MG-0180 Inauguração: 01.02.1877

chafariz

Chafariz Mariano Procópio

O Chafariz Mariano Procópio, nome dado ao Engenheiro construtor da Estrada União Indústria, está localizado no trecho do Caminho Novo da Estrada Real, na subida da Serra da Mantiqueira em Santos Dumont/MG, local também conhecido como Serra do Navio.
Este local foi ponto de parada de tropeiros e de carruagens nos séculos XVIII e XIX. Neste local que ficava o bando do temível Montanha, que aterrorizava os tropeiros que vinham de Diamantina e Ouro Preto, carregados de ouro e pedras preciosas, em direção ao Rio de Janeiro.
O lugar está a uma altitude aproximada de 1200m. Clima agradável e uma natureza exuberante. Vale a pena conhecer, lugar ideal para caminhadas.
Endereço: Caminho Novo da Estrada Real em Santos Dumont/MG

igreja nossasenhora da conceiçao

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, praça e casarios no Distrito de Conceição do Formoso, pertencente ao município de Santos Dumont/MG.
Visitando o distrito, vale a pena conhecer a Igreja e curtir um pouco a praça do lugar.
Endereço: Distrito de Conceição do Formoso

02/01/2014 - Santos Dumond/MG Fotos no Museu casa de Santos Dumond em Cabangú. Todas as fotos são do complexo fazenda de Cabangú localizado no município de Santos Dumond em Minas Gerais. A fazenda é o local de nascimento de Alberto Santos Dumond, o inventor do Avião.

Museu de Cabangu – casa Natal de Alberto Santos Dumont

Localizada no alto da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, “Fazenda de Cabangu”, local onde nasceu Alberto Santos Dumont, hoje conservado como museu, guarda a historia do Pai da Aviação.
Dr. Henrique Dumont, filho de franceses, casou-se com Francisca, uma portuguesa que morava em Minas Gerais. Tiveram oito filhos: Henrique, Maria, Rosalina, Virgínia, Luiz, Gabriela, Alberto, Sofia e Francisca.
O nascimento de Alberto Santos Dumont foi marcado pelo espírito de aventura, que caracterizou toda sua vida. Seu pai, corajoso engenheiro, empreitou em 1872 a construção do trecho da Estrada de Ferro D. Pedro II entre as localidades de João Gomes (posteriormente Palmyra e hoje Santos Dumont) e João Aires. Foi para melhor realizar seu trabalho que levou a família para uma casa no canteiro de obras, local de nome “Cabangu” onde nasceu o sexto filho que se chamou Alberto (em 1873).
A permanência da família no Cabangu foi relativamente curta; em 1875, terminado o contrato de Dr. Henrique com a ferrovia, a residência foi transferida para Valença – RJ e posteriormente para a fazenda Arindeúva em Ribeirão Preto – SP – onde se dedicou à plantação de café.
Alberto Santos Dumont mostrou-se desde cedo herdeiro do senso prático e da inteligência brilhante de seu pai.
Rodovia BR 499 – 16km do centro da cidade.

 
Fonte: http://www.pousoeprosa.com.br/
http://www.citybrazil.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso