Pontos Turísticos – Santo Hipólito

APA do Vale Fundo

Área de preservação ambiental onde se encontra a Lapa do Lameirão da Serra, algumas nascentes, cachoeiras e matas virgens onde se pode encontrar animais como a onça pintada e o porco do mato (queixada).

.

Cachoeira do Lameirão

Próxima à Gruta do Lameirão, possui algumas quedas dágua, poço para banhistas. Fica em local de difícil acesso ao público. Também distante 31km da cidade.

.

Fazenda do Brejo

Antiga fazenda localizada no distrito de Senhora da Glória, onde ainda se encontram objetos da época da escravidão, tais como senzalas e troncos para açoite. Também existem na fazenda roda dágua de engenho e moinho de pedra. Propriedade particular.

.

Gruta do Lameirão

Cavernas de formação calcária com grandes galerias que apresentam muitas estalactites e estalagmites. Local ainda praticamente virgem que fica distante 31km da cidade.

.

Igreja Senhora da Glória

Construída pelo Major Maurílio da Glória, que foi proprietário da antiga usina de cachaça que ali existiu.

.

Ponte Férrea da ECB

ponte

Ponte de ferro construída pela Central do Brasil; cruza o rio das Velhas em dois lances de aproximadamente 200 metros. Interliga a cidade de Sto. Hipólito a Corinto.

.

Praça da Estação

 

Local onde está localizada a antiga estação da Central do Brasil.

.

Rio Pardo

rio-pardo

Local onde se dá o encontro dos rios Pardo Pequeno e Pardo Grande. É um local bastante freqüentado por banhistas, pois forma belas praias com águas cristalinas e despoluídas.

.

Estação Ferroviária

estacao

A Estação: A estação de Santo Hipólito foi aberta em 1910. A cidade já teve um porto fluvial, onde o Barão de Guaicuhy tinha uma frota de vapores que seguiam até Sabará e outras cidades onde o rio era navegável. Hoje o rio das Velhas ali recebe o esgoto da cidade, está assoreado e está morto. A estação, sem trilhos está ali, conservada.

.

Rio das Velhas

rio-das-velhas

Descrição: O rio das Velhas é um rio brasileiro do estado de Minas Gerais. Suas nascentes estão localizadas na cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto, sendo o maior afluente em extensão do rio São Francisco.

.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/

http://www.pousoeprosa.com.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso