Pontos Turísticos – Santo Antônio do Itambé

Trilha dos Tropeiros

trilha-dos-tropeiros

A “Trilha dos Tropeiros” é uma trilha que liga o município de Santo Antônio do Itambé à comunidade de Capivari (Serro). Ela tem um percurso de 11.993m a partir da propriedade da Dona Zelita, em Santo Antônio do Itambé. Trata-se de um percurso que refaz um pouco da história quando os tropeiros faziam o transporte de mercadorias e mantimentos no século XIX e início do século XX. Nesta trilha é permitida Cavalgadas, devidamente agendadas, e também o uso de bikes.

.

Cachoeira do Neném

cachoeira-do-nenem

Cachoeira com queda d’água de aproximadamente 20 metros dentro do Parque, no município de Santo Antônio do Itambé, de grande beleza cênica. Para acessar a cachoeira, a partir da portaria, percorre-se um trecho de 3.500m em estrada e mais 699 m em trilha a partir da estrada principal.

.

Cachoeira do Rio Vermelho

cachoeira_do_rio_vermelho

Cachoeira com a maior queda d’água, com aproximadamente 45 metros e um poço para banho. O acesso à cachoeira, a partir da portaria, é de 7.876m em estrada e mais 2.876 m em trilha a partir da estrada principal.

.

Cachoeira da Água Santa

cachoeira_da_agua_santa

A cachoeira fica no Córrego Água Santa que abastece a cidade de Santo Antônio do Itambé. Ela possui quatro quedas e um poço adequado para nadar. O acesso à Cachoeira é necessário percorrer 253 m em estrada a partir da portaria e mais 1.694 m em trilha a partir da estrada principal.

.

Cachoeira da Fumaça

cachoeira_da_fumaca

A Cachoeira da Fumaça em sua parte alta possui uma pequena queda e piscinas naturais; em sua parte baixa possui uma cachoeira com queda de 35m e um poço para banho. O acesso à trilha se faz através da propriedade particular do Sr. Adair, onde é feito o controle dos visitantes. A partir desta propriedade percorre-se 450 metros em trilha, possui fácil acesso e fica próximo da área onde se pode estacionar.

.

Cachoeira da Miragem

cachoeira_da_miragem

A Cachoeira da Miragem, como diz o próprio nome, é vista da trilha do Pico do Itambé subida por Santo Antônio do Itambé. Ela não tem acesso à visitação e só pode ser admirada à distância: uma miragem.

.

Cachoeira do 32

cachoeira_do_32

A cachoeira do 32, localiza-se à 2 Km do centro da cidade, muito visitada por banhistas de toda a região. Acesso liberado excelente para toda faixa etária.

.

Ponte de Pedra

ponte_de_pedra

A Ponte de Pedra, como o nome, possui uma ponte formada naturalmente por pedras, muito visitada por banhistas possui uma pequena queda e um poço para natação. Possui também um escorregador natural muito apreciado pelas crianças.

.

Lajedão

lajedao

Localiza-se ao curso do Ribeirão de Areia a 2 quilômetros do centro da cidade, é formado áreas de superfícies planas com “panelas”, “caldeirões” e piscinas naturais. Possui pequenas cascatas, e corredeiras com águas escurecidas.

.

Lajeado

lajeado

O lajeado se localiza no curso do Rio Mãe D’ Água, possui um conjunto de pequenas cascatas, corredeiras e diversas “panelas” e piscinas, fica a 2 quilômetros do centro da cidade.

.

Pico do Itambé

pico

A cidade tem como principal referencia o imponente pico do Itambé. Alguns historiadores defendem a tese de que o povoado tenha sido fundado por Borba Gato, em 1664. Outros atribuem à Antônio Ferreira Soares. Sabe-se, com certeza, que em 1665 a localidade já existia.

.

APA das Águas Vertentes

Área de 76.600ha, que engloba os municípios do Serro, Diamantina, Santo Antonio do Itambé, Felício dos Santos, Couto Magalhães de Minas, São Gonçalo do Rio Preto e Serra Azul de Minas. Região com rica diversidade de fauna e flora, além de diversas nascentes e mananciais de água.

.

Chafariz Água da Biquinha

Chafariz onde as pessoas buscam água potável para abastecer suas residências. É uma água encanada da antiga fonte da Biquinha que era localizada na serra próxima do município. É uma água com características diferentes da água da região. Ela é totalmente cristalina, enquanto as demais nascentes tem água com cor champangne.

.

Chafariz em Homenagem a João Baracho

Chafariz em homenagem a João Baracho, localizado na rua Aristides Alves.

.

Igreja Matriz de Santo Antônio

santo-antonio-de-itambe

É uma Igreja construída no século XVIII localizada no centro da cidade, possui duas torres frontais com fachadas laterais e forro de tábua.

.

Nascentes do Itambé

São os principais rios e córregos do município que nascem no Parque Estadual do Itambé, formando belíssimas cachoeiras e piscinas naturais. Alguns deles são: Nascente do Córrego São Grão, Ribeirão da Areia, Água Santa, Cipó e Rio Branco. Estas nascentes são na sua maioria afluentes do Rio Itambé.

.

Fonte: http://santoantoniodoitambe.mg.gov.br/

http://www.ferias.tur.br/

 

 

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso