Pontos Turísticos – Santana dos Montes

Caatinga

cachoeira-da-caatinga

De Santana em direção ao município de Cristiano Otoni ( MG-405), na altura do km 09. Às margens da estrada existe um conjunto de quedas no Ribeirão Papagaio. Possui duas piscinas naturais com médio volume d’água. Mata nativa, sendo a cachoeira a porta de entrada da Mata Do Papagaio.

.

Cachoeira do Torno

cachoeira-do-torno

É a primeira cachoeira no sentido de Santana dos Montes para a Fazenda do Santinho. Localiza-se a cerca de 3,5 km da cidade.

.

Corredeiras do Piranga

Está localizada na divisa com Itaverava, no distrito Joselândia, na propriedade do Sr. José Messias. As corredeiras deslizam por um complexo de pedras e o leito do rio é pavimentado por extensos blocos de pedra, formando um conjunto de rara beleza.

.

Cachoeira do Santinho

cachoeira-do-santinho

Está Localizada á 3 km de Santana dos Montes.

.

Fazenda da Pedra

fazenda-da-pedra

A Fazenda da Pedra está localizada exatamente na divisa dos municípios de Santana e Cristiano Otoni, possuindo parte de sua propriedade em um e outro município. Foi construída pelos escravos, sobre uma base única formada por uma grande pedra (daí seu nome). Possui ainda a senzala e antiguidades bem como o tronco onde eram açoitados os escravos. Um dos últimos remanescentes da arquitetura bandeirista.

.

Fazenda da Posse

04_fazenda_da_posse001

Na altura do km 3 da MG – 405, a fazenda está a 1,5 km do leito da rodovia. Primeira fazenda tombada pelo IEPHA (1975) no estado, devido às suas características arquitetônicas únicas. Atualmente em restauração, data de 1790.

.

Fazenda do Antônio Quirino

Localizada no centro urbano da cidade é uma típica fazenda de engenho do século XVIII. É considerada a primeira residência da cidade, em torno da qual a cidade se desenvolveu. Modelo de bem restaurado, está em processo de tombamento. Possui mobiliário original e antiguidades, bem como a antiga senzala.

.

Fazenda do Santinho

fazenda-do-santinho

Localizada na região do Santinho. Possui mobiliário de época, pátio calçado em pedras, de onde se avista a cachoeira do Santinho. Datada do século XVIII, está em processo de tombamento.

.

Fazenda Fonte Limpa

fazenda-fonte-limpa

Localizada às Margens da MG – 405, a 3km do centro do município. Datada de 1750, possui ainda a senzala, mobiliário de época, engenho e é cercada por mureta de pedras feita pelos escravos e benfeitorias setecentistas. Primeiro hotel fazenda da região, é circundada pelo córrego Fonte Limpa. Tombada pelo decreto estadual de 1998 (IEPHA).

.

Igreja de Santana

igreja-matriz

Construída em 1749, quando o lugar ainda se chamava Morro do Chapéu. Suas portas e janelas ainda são originais. A igreja é bem simples, por dentro e por fora. As pinturas no teto são atribuídas a Francisco Xavier Carneiro, um discípulo de Mestre Athaíde.

.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/

http://www.viaggiando.com.br/

 

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso