Pontos Turísticos – Santana do Deserto

Cachoeira da Saudade

cachoeira-da-saudade

Localizada a aproximadamente 65 KM de Juíz de Fora, entre a Fazenda da Saudade e a Fazenda da Península. Pegar estrada para Sossego cerca de 9 Km em direção a fazenda Santa Bárbara. Na estrada de Tereza, a 1km, tem uma bifurcação. Seguir à direita por mais 8km.

.

Cachoeira da Usina

Seguir pela estrada de terra em direção à Ericeira, atravessar a ponte e seguir à esquerda. Na primeira bifurcação, seguir à direita. Na segunda bifurcação entrar à esquerda, atravessar a ponte e entrar à esquerda, seguindo por mais 500 m. Distante do centro cerca de 11 Km.

.

Fazenda da Gruta

Existe uma reserva dentro da fazenda.

.

Gruta

Gruta da pedra do macuco.

.

Igreja Matriz de Santa Ana

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Estilo neoclássico, século XVII. Altar-mor reformado em 1922.

.

Pedra do Macuco

pedra-do-macuco

São realizadas caminhadas e escaladas.

.

Fazenda Santa Clara

Com 165 anos fica no distrito de Sossego, Pertenceu a Baronesa d’Airosa até 1876. Sua planta arquitetônica é única na região Sudeste, em estilo Francês neoclássico, tudo foi importado, diferenciando das demais que são em estilo português. Outrora grande produtora de café, hospedou durante anos o grande escritor mineiro Pedro Nava, com passagem literária no seu best-seller Baú dos Ossos. Hoje totalmente restaurada é um centro de criação de cavalo da raça manga-larga marchador

.

Fazenda Santa Sofia

fazenda-santa-sofia

Com 192 anos era grande produtora de café no Séc. XVIII, fica a 10 km, no distrito de Silveira Lobo, pertenceu ao Conde de Prados (Camilo Maria Ferreira Armond) fazendeiro, Médico, Barão, Deputado, Diretor do Observatório Imperial de Astronomia, Conde, Visconde, Presidente da Província do Rio de Janeiro em 1878, Conselheiro de Estado, Comerciante, Amigo pessoal de D. Pedro II e do Cientista Botânico francês Von Martius. Em 1860 o Conde possuía 478 escravos. A fazenda ainda continua nas mãos da família é a quinta geração. Em janeiro de 1999, serviu de cenário do filme: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Direção de André Klotzel, com Reginaldo Farias, Walmor Chagas e Sônia Braga.

.

Paço Municipal

Prédio Construído em 1850, antiga Casa do Conselho Distrital, é considerada a mais antiga construção da região.

Com arquitetura em estilo clássico português, com dois andares, foi a residência do fundador de Santana do Deserto – Cap. Candido Ferreira Fonseca.

Hoje funciona: Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e, no subsolo, Delegacia de Polícia.

.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/

http://www.citybrazil.com.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso