História de Santa Bárbara do Tugúrio

santa-barbara-do-tugurio1

Os primitivos habitantes foram os índios Purís, oriundos da nação Tupí, que com os Coroados, os Carijós e muitos outros, formavam as tribos chamadas humildes, que se refugiaram no interior, quando rechaçadas pelas tribos mais fortes, que eram os Goitacazes e Tamaios, que por sua vez, também se viram obrigados a abandonar o litoral, já sendo conquistado pelos colonos, e posteriormente ocupado por portugueses, que aqui também chegaram a fim de explorar a agricultura e a criação de bovinos.

Em meados do século XVIII, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza e sua esposa Bárbara Marcelina de Paula Correia, vindos de São João del Rei, fixaram residência em Barbacena e, o Senhor Fernando, tendo comprado terras aqui, construiu uma fazenda, que denominou Tugúrio. Em torno da fazenda foi surgindo um povoado, e o proprietário sendo católico, pensou em construir uma capela. Tendo encontrado apoio dos fazendeiros vizinhos, e conseguido a devida autorização das autoridades eclesiásticas, ergueu em sua própria terra uma capelinha com o nome de Santa Bárbara, capela esta que foi filial da Borda do Campo, sendo benta em 06-09-1764. Tornou-se curato por provisão de 13-11-1866.

 

Gentílico: tuguriense

 

Formação Administrativa

Foi criado o Distrito de Santa Bárbara, pertencente ao Município de Barbacena, pela Lei n° 128 de 14-03-1839. Esta foi tornada sem efeito, pois, em 07-10-1882, a Lei n° 2.951, criou o Distrito da Capela de Santa Bárbara, termo de Barbacena.

A Lei n° 3.798, de 16-08-1889, elevou o Distrito de Capela Santa Bárbara à Freguesia. Canônicamente, a Capela de Santa Bárbara, somente tornou-se Freguesia por provisão de 15-04-1941, quando erigida a nova Paróquia por D. Helvécio Gomes de Oliveira, sendo que antes, porém, como capela pertenceu também à Barbacena. O Decreto-Lei n° 148, de 17-12-1938, alterou a denominação de Capela de Santa Bárbara para Tugúrio.

Ao ser criado o Município por força da Lei Estadual n° 2.764 de 30-12-1962, fez voltar a denominação anterior, ou seja Santa Bárbara, que unindo à Tugúrio (que significa buraco), nome da antiga fazenda na região que pertenceu ao seu fundador, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza, originando portanto Santa Bárbara do Tugúrio.

 

Alterações distritais

Pela Lei n° 6.769 de 13-05-1976, criou-se o Distrito de Bom Retiro.

 

 

Fonte: http://www.santabarbaradotugurio.mg.gov.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso