História de Ressaquinha

ressaquinha

Seus primeiros moradores foram as famílias de Barbosa e Carvalho, Oliveira Belo (ancestrais de Duque de Caxias), Xavier (parentes de Tiradentes), Ferreira Lage, Ferreira Armond, entre outras.

A bandeira principal foi a de Fernão Dias Paes, a qual partindo de São Paulo a 21 de julho de 1674 percorreu o território mineiro de sul a norte, e em março de 1675, passou por Ressaca e erigiu uma ermida, onde não tardou o surgimento de moradores.

Exatamente a 6 quilômetros de Ressaca, nasceu a Fazenda Ressaquinha, banhada pelo rio do mesmo nome que tem aqui suas cabeceiras. Logo a seguir surge a Fazenda do Ribeirão de Alberto Dias.

Antes de ser conhecida como Ressaquinha, seu primitivo nome era Encruzilhada do Campo.

Não há um consenso entre os estudiosos a respeito do nome Ressaquinha. Existem diferentes versões sobre a origem do nome. Este nome, em verdade, já aparece em 1734 nos Registros Paroquiais da Freguesia da Borda do Campo, em um batizado que, em outra parte desta história, refere-se à pessoas de Ressaquinha.

O Reverendíssimo Padre Armando Cesário Lima, em seus apontamentos, dá algumas explicações sobre a origem do nome Ressaca: fluxo e refluxo das ondas no encontro de dois cursos d’águas, com o diminutivo Ressaquinha, devido a uma pequena ressaca num encontro de águas de rios. Ressaca, proveniente de “Res Sacra” – coisa sagrada – cerimônia sacra, talvez a primeira celebração religiosa ali ocorrida.

Gentílico: ressaquinhense

Formação Administrativa

Ressaquinha surgiu em torno da Estação Ferroviária D. Pedro II, inaugurada em 12 de abril de 1882. Fazia parte do Distrito do Ribeirão de Alberto Dias, cujo território compreendia o atual município Alfredo Vasconcelos, que pertenceu a Ressaquinha até 1992, e uma parte do que é hoje o perímetro urbano de Barbacena.

A Lei n° 7 de 15-03-1895, votada pelo Conselho Distrital e posta em vigor pela Resolução n° 50 da Câmara de Barbacena, em 19-09-1895, mudou a sede do Distrito do Ribeirão de Alberto Dias para a Estação de Ressaquinha, e denominou-o como Distrito de São José de Ressaquinha.

O Distrito de Ressaquinha foi criado em 08-12-1895 pela Lei n° 1.734.

A Paróquia de São José foi criada em 03-05-1925, e teve como primeiro pároco, o Padre José Torquato da Rocha Filgueiras.

Em 08-09-1953, foi emancipado o Distrito de Ressaquinha.

Em 12-12-1953, pela Lei n° 1039 foi criado o Município de Ressaquinha. Em 01-01-1954, o Município foi instalado.

 

 

 

Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso