Pontos Turísticos – Queluz

Bica da Pedreirinha

Bica d’água pura e cristalina, a 01 km. do centro, na estrada Queluz/Areias. Corre entre a população que sua água tem propriedades medicinais, um bom número de pessoas afirmam ter sido curadas de problemas estomacais com o seu uso. Ora passando por reformas, no local está sendo construído um estacionamento e uma gruta destinada às imagens de Santa Beatriz e de Nossa Srª da Imaculada Conceição. Existe projeto de escadaria que dará acesso ao Cristo Redentor.

.

Pico da Pedra da Mina

pedra_da_mina

O ponto mais elevado da Serra da Mantiqueira e o 4º do Brasil, maciço rochoso que ainda tem outros pontos acima dos 2.500 m. de altura. Próprio para os praticantes do treeking, caminhadas, alpinismo e acampamento selvagem. O local ainda não está aberto para visitação em virtude da dificuldade de acesso. O município reivindica o reconhecimento e instalação do Parque Nacional da Pedra da Mina. Acesso pela Fazenda Cascadura.

.

Igreja Matriz de São João Batista

queluz

Construção datada de 1830, sobre uma capela já existente, ainda conserva suas características originais. Abriga uma imagem de São João Batista, Padroeiro da cidade, esculpida em madeira e vinda de Portugal

.

 Casa de Malba Tahan

museu-malba-tahan-queluz

Grande escritor e matemático, que viveu até adolescência em Queluz, autor de vários livros famosos, como Maktub e o O Homem que Calculava. Localizada ao lado da Igreja Matriz n.º 30.

.

Ponte do Caroço

ponte-do-caroco

Construída em pedra, muito antiga e data de construção desconhecida, porém de muita beleza, por sobre o Rio das Cruzes. Localizada no início da Rodovia João Batista de Mello e Souza, antiga estrada que ligava SP/Minas.

.

Prédio do Desque

Datado de 1830, em estilo barroco, foi construído para servir de Casa Paroquial, posteriormente abrigou a Santa Casa. Hoje, é sede das Secretarias de Educação, de Cultura e Turismo, da Biblioteca Municipal e do Museu Malba Tahan (grande escritor e matemático, autor do livro Maktub, entre outros). Localizado à Pça Pde. Francisco das Chagas Lima.

.

Prédio do Fórum

forum-de-queluz_9077260

Construído em 1900, em estilo colonial, já serviu também como Cadeia Pública, Delegacia de Polícia e Sede do Destacamento Policial da antiga Força Pública do Estado. Localizado à Pça. Portugal.

.

Prédio do Grupo Escolar

grupo-escolar

Inaugurado em 1915, em estilo da época, abriga hoje a Escola Municipal de Educação Fundamental Cap. José Carlos de Oliveira Garcez.

.

Sede da Fazenda Restauração

fazenda-restauracao

Construída em 1850, aos pés da Serra da Mantiqueira, em pleno ciclo do café, é propriedade particular e serviu como pouso para o Imperador D. Pedro I, quando de suas viagens. Acesso pela Estrada do Custodinho.

.

 Estação Ferroviária

estacao-ferroviaria

Construída em 1874 em substituição a outra destruída pelo fogo. Doada, em julho de 99, ao município está sendo preparada para abrigar um futuro Espaço Cultural. Localizada à Rua Tem. Manoel França.

.

Mirante do Cristo

mirante-do-cristo

Imagem do Cristo Redentor que de braços abertos abençoa a cidade. Avista-se dalí toda a cidade e uma parte do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Acesso por automóvel pela Rodovia Queluz/Areias. Existe um acesso a pé pelo Alto de São Pedro, subindo pela montanha.

.

Ponte Sobre o Rio Paraíba do Sul

ponte-governador-mario-covas-sob-o-rio-paraiba-do-sul-foto-alessandra-mafra

Construída em 1933, em substituição à antiga ponte (suas fundações ainda são visíveis) dinamitada pelas Forças Legalistas na Revolução Constitucionalista de 1932, para impedir a passagem das Forças do Governo da época.

.

 Fonte: http://www.citybrazil.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso