História de Piranga

coreto

Piranga nasceu como Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Guarapiranga, uma referência à devoção à Virgem Maria, trazida ao Brasil pelos portugueses, e ao pássaro Guará, que povoava as margens do Rio Piranga.

Segundo alguns historiadores o povoamento da região teve seu início em 1691 e a inauguração da primeira capela em honra a Nossa Senhora da Conceição foi registrada em 8 de dezembro de 1695.

O ano de 1704 é considerado como o ano oficial de fundação do Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Guarapiranga, que coincide com a descoberta e lavra do ouro a céu aberto, no Córrego das Almas, que corta o centro da cidade.

Entre os anos de 1708 a 1710, a Fazenda da Cotia, em Santo Antônio do Pirapitinga – Bacalhau – foi palco de batalhas da Guerra dos Emboabas, fato marcante da história de Minas Gerais;

Em 16 de fevereiro de 1718, foi erigida a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, uma das cinco primeiras de Minas Gerais.

Em 1º de abril de 1841, foi realizada a emancipação do município, revogada logo depois, e novamente proclamada em 20 de julho de 1868, pela lei 1537. Em 7 de setembro de 1923, o nome do município de Nossa Senhora da Conceição é reduzido para Piranga, como é atualmente conhecido.

 

 

Fonte: http://www.piranga.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso