História de Piau

Unknown

Piau é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2005 era de 3.000 habitantes.

No final do século XVIII, a famosa Conjuração Mineira fez com que alguns homens envolvidos fossem arduamente perseguidos pela Coroa Portuguesa. Esses homens foragidos (dentre eles estava Francisco José da Silva, tio de Tiradentes) buscavam novos lugares para uma nova vida.

O lugar encontrado era caracterizado por uma vasta floresta, banhada por um rio que nasce na Serra da Mantiqueira. Posteriormente os novos moradores deram o nome de Rio Piau, devido a grande quantidade dessa espécie de peixe.

Uma vez fixado nas terras, começam também as atividades agrícolas, constituindo-se então o arraial. Logo mais, construíram a primeira capela em homenagem a Divino Espírito Santo. Dessa forma o povoado passou a se chamar Divino Espírito Santo de Piau. No local da antiga capela, existe hoje a Matriz do Divino Espírito Santo, considerada uma das igrejas mais belas da Zona da Mata.

O Distrito foi criado no dia 22 de julho de 1868. Pertencendo aos municípios de: Ouro Preto, Barbacena, Mar de Espanha, Rio Pomba, Juiz de Fora, São João Nepomuceno e Rio Novo. No dia 12 de Dezembro de 1953 Piau se municipalizou.

 

Fonte: Wikipédia

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso