História de Pequeri

pequeri1

Pequeri é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se na Zona da Mata mineira. Sua população estimada em 2010 era de 3.165 habitantes.

Pequeri foi fundada por Marcelino Dias Tostes e por Manoel Gervásio que construíram a capela de São Pedro na divisa das Fazendas São Pedro e Piquiri, grandes produtoras de café da região.

Posteriormente, a vila recebeu pelo menos 600 famílias de imigrantes italianos (vindos principalmente das regiões da Toscana e Vêneto) que ajudaram na colonização da área.

Tais imigrantes fundiram-se rapidamente aos costumes locais e contribuíram com a economia e cultura local na primeira metade do século XX. Misturaram-se aos descendentes dos escravos, os portugueses desbravadores e outros imigrantes que existiam em menor número como os sírio-libaneses e alemães.

Antes de sua emancipação em 1953, foi distrito de Juiz de Fora, Mar de Espanha e Bicas (de quem se emancipou). Em tupi-guarani “piquiri” significa “rio do peixinho”. Quando era distrito de Bicas era conhecida como São Pedro do Pequeri. Até a eleição do primeiro prefeito a cidade ficou sob a administração de um intendente de nome Mário de Andrade.

 

 

Fonte: Wikipédia

 

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso