História de Paiva

paiva1

Por volta de 1906, grassando forte epidemia, um abastado fazendeiro da região, Sr. João Ferreira de Paiva, fez promessa a São Sebastião de providenciar a fundação de um arraial, caso a epidemia se debelasse. Cessado o surto, o fazendeiro fez erigir no local um grande cruzeiro que, mais tarde, foi transladado, em procissão, para o local denominado Santa Rosa, onde o dito João Ferreira de Paiva adquira cinco alqueires geométricos de terreno, doados ao patrimônio comum, para início do arraial. No dia 8 de julho de 1907, foi rezada missa campal no sítio, onde hoje se ergue a igreja de São Sebastião, a qual foi construí da mais tarde, pelo filho do fundador do arraial, secundado pelos moradores.
Com o avanço da via férrea que ligaria Santos Dumont a Mercês, movimentou-se João Ferreira de Paiva no sentido de conseguir a modificação do traçado inicial, fazendo com que a via passasse pelo arraial então em franco desenvolvimento. Com empenho político, através de seu particular amigo, o senador Bias Fortes, pai,conseguiu seu intento. Ao inaugurar-se a nova estação, Paulo de Frontin, que viera para as solenidades, sugeriu que o nome fosse trocado de Santa Rosa para o de Paiva, em homenagem ao fundador do povoado. Assim, explica-se a fundação do núcleo inicial e a origem do topônimo.
A usina hidrelétrica local foi construída em 1927: o Grupo Escolar, inaugurado em 1932; no mesmo ano, instalou-se a Agência Postal do Correio. Em 1948 os principais filhos do lugar se movimentaram numa campanha pela emancipação administrativa, o que só aconteceu em 1953 com a criação do município.

Distrito criado com a denominação de Paiva (ex-povoado de Estação de Paiva), pela lei nº 336, de 27-12-1948, criado com território desmembrado do distrito de Oliveira Fortes, subordinado ao município de Barbacena.
Elevado à categoria de município com a denominação de Paiva, pela lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Barbacena. Sede no antigo distrito de Paiva. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paiva, figura no município de Oliveira Fortes.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

 

 
Fonte: http://www.paiva.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso