Pontos Turísticos-Ouro Branco

antiga casa paroquial

Antiga Casa Paroquial – Casarão de Pedra

Endereço: Em frente ao adro da Igreja Matriz de Santo Antônio.
Descrição: Edificação de meados do século XVIII, atualmente, abriga a Casa de Cultura de Ouro Branco, sendo sua principal atividade a venda de artesanato. Os principais produtos são a cerâmica Saramenha e a Litografia.

ceramica saramenha

Cerâmica Saramenha

Descrição: Era uma técnica considerada extinta em Minas. No município, descobriu-se, o último artesão-louceiro, o Sr. Silvestre Guardiano Salgueiro, o mestre Bitinho.

SONY DSC

Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito

Endereço: Na rua de entrada para o vilarejo de Itatiaia, 500 metros do trevo da rodovia MG 129, entre Ouro Branco e Ouro Preto.
Descrição: Biblioteca comunitária, funcionando em um casarão do século XVIII.

biblioteca jornalista

Biblioteca Municipal Jornalista Virgílio Carlos

Endereço: Rua Santo Antônio, 160. Centro.
Descrição: Oferece narrações de estórias, exibição de filmes, trabalhos escolares, pesquisas, dentre outros. Existem assinaturas de vários periódicos. A biblioteca está instalada em um antigo prédio, no centro de Ouro Branco.

Caminho Tropeiro

Endereço: Serra do Ouro Branco.
Descrição: Integra o sistema viário da antiga Estrada Real, sendo que existem vários trechos com vestígios do período colonial. Os vestígios encontrados são muros de contenção, calçamentos, galerias subterrâneas e pontes de pedras.

capela de santa anaa

Capela de Santana do Pé do Morro

Endereço: Encontra-se na Fazenda Pé do Morro, às margens da Estrada Real.
Descrição: A Capela estava em ruínas e sofreu a intervenção do arquiteto Eolo Maia, que buscou proteger o que restou da antiga. O projeto é moderno e inovador e chama a atenção, pelos materiais usados que remetem a Ouro Branco do século XX.

Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens

Endereço: Próximo ao acesso para o município de Conselheiro Lafaiete.
Descrição: Construção da segunda metade do século XIX. Tanto a parte externa quanto a interna são bastante simples. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

capela sao vicente

Capela São Vicente de Ferrer

Endereço: Comunidade Rural Morro do Gabriel.

casa de tiradentes

Casa de Tiradentes – Fazenda das Carreiras

Endereço: Ao pé da Serra de Ouro Branco, às margens da Estrada Real.
Descrição: Faz parte da história da Inconfidência Mineira, sendo considerada um dos remanescentes mais antigos do caminho que serviu à conspiração mineira contra o império português, pois o casarão era o local que abrigava as reuniões secretas dos inconfidentes.

cruzeiro

Cruzeiro de Itatiaia

Endereço: Ao pé da Serra de Ouro Branco, às margens da Estrada Real.
Descrição: Erigido junto à igreja Santo Antônio de Itatiaia, este cruzeiro foi reconstruído em concreto para evitar os desgastes do tempo.

Estádio Municipal

Endereço: Rua Santo Antônio, s/nº. Centro.
Descrição: Utilizado para jogos, eventos religiosos e exposições.

fazenda pe do morro

Fazenda Pé do Morro

Endereço: Estrada Real, no trecho entre Ouro Branco e Ouro Preto.
Descrição: O conjunto arquitetônico e paisagístico é um exemplar único da arquitetura rural do período colonial brasileiro. Começou a ser edificada em meados do século XVIII, para abrigar a sede da própria Fazenda, produtora de vários gêneros agrícolas.

fazendinha

Fazendinha

Endereço: Núcleo urbano de Ouro Branco.
Descrição: Exemplar característico da arquitetura rural do período colonial mineiro, da segunda metade do século XVIII. Foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

Ginásio Poliesportivo

Endereço: Rua Santo Antônio, s/nº. Centro.
Descrição: Além de jogos, aulas esportivas e reforço escolar, o ginásio também é usado para realização da Oficina de Artesanato.

igreja matriz de santo antonio

Igreja Matriz de Santo Antônio

Endereço: No centro do município.
Descrição: Exemplar arquitetônico e religioso do século XVIII, foi construída entre 1717 e 1779, sendo uma das mais antigas instituições paroquiais de Minas Gerais. Em estilo barroco, contém altares recobertos de ouro e pinturas de Mestre Ataíde.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Endereço: Comunidade de Itatiaia.

marco da estrada real

Marco da Estrada Real

Endereço: Estrada Real.
Descrição: Por este caminho, ouro e pedras preciosas eram transportados de MG para RJ e, em seguida, para o reino de Portugal.

praça de eventps g

Praça de Eventos

Endereço: Rua Antônio Francisco Lisboa.
Descrição: Inaugurada em 1995, é palco da Festa da Batata. A praça é ponto de encontro da população, tendo um visual privilegiado: a Serra do Ouro Branco.

praça santa cruz

Praça Santa Cruz

Endereço: Centro.
Descrição: Antigo Largo da Matriz, o espaço foi urbanizado e transformado em uma praça retangular, provavelmente, a partir do século XX.

soledade

Barragem do Soledade

Endereço: Ribeirão do Soledade.
Descrição: Lago formado pelo represamento do ribeirão de mesmo nome. Parte da mata foi alagada e o que restou compõe um belo mosaico de cores. Ao fundo, a Serra de Ouro Branco emoldura seus contornos. Local ideal para caminhadas, pesca ou mesmo para contemplação.

Cachoeira da Farofa

Endereço: Parque Estadual Serra do Ouro Branco.
Descrição: O local é um lajeado encachoeirado, com algumas piscinas naturais. Descendo o córrego em trilha paralela, por 100 metros, existe um local com pequeno gramado, onde a comunidade costuma fazer piqueniques e acampar.

cachoeira da itatiaia

Cachoeira de Itatiaia

Endereço: 1.5 Km de Itatiaia. Monumento Natural Estadual de Itatiaia.
Descrição: É uma queda d’água de grande beleza cênica, porém sem grandes poços para nado. Possui diversas piscinas naturais e cascatas que propiciam o banho. A queda d’água possui cerca de 30 metros de altura e é circundada por uma bela mata nativa.

Gruta dos Escravos1

Gruta dos Escravos

Endereço: Próxima às ruínas do Caminho Tropeiro.
Descrição: Próxima às ruínas do Caminho Tropeiro. Possui 3 cavidades diferentes, alinhadas em um único duto. A abertura maior possui cerca de 20 metros de altura e 40 metros de largura.

Monumento Natural Estadual de Itatiaia

Endereço: Entre os municípios de Ouro Branco e Ouro Preto.
Descrição: Criado em 2009, possui 3.216 hectares e representa as memórias de uma comunidade do século XVII e início do XVIII que viveu na região. Na área encontram-se vários marcos históricos que se destinavam ao transporte de passageiros e cargas de Vila Rica ao RJ.

orquidea

Orquídeas da Serra

Endereço: Serra de Ouro Branco.
Descrição: A região de Ouro Branco, especialmente a Serra do Ouro Branco, é muito rica em espécies de orquídeas, algumas muito raras.

parque estadual serra do ouro branco

Parque Estadual Serra do Ouro Branco

Endereço: Entre os municípios de Ouro Branco e Ouro Preto.
Descrição: Diversas atividades são desenvolvidas, como caminhadas ecológicas, rally de velocidade e a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Criado recentemente, em 2009, possui 7.520 hectares.

poçao

Poção

Endereço: Parque Estadual Serra do Ouro Branco.
Descrição: É um pequeno poço natural, de águas claras. Subindo o córrego em trilha paralela, por 200 metros, existe um local com pequeno gramado, onde a comunidade costuma fazer piqueniques e acampar.

serra
Serra de Ouro Branco

Endereço: Campo das Vertentes.
Descrição: A serra, marco zero sul da Cadeia do Espinhaço, abriga um rico complexo de vegetação, composto por um mosaico que compreende campos rupestres, cerrado, campos de altitudes e campos graminóides. Também conhecida como Serra do Deus Te Livre.

 

 

Fonte: http://www.pousoeprosa.com.br/

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso