História de Oliveira Fortes

oliveira fortes1

OLIVEIRA FORTES é uma pequena localidade encravada na Serra da Mantiqueira aos 826 metros de altitude.
Recebeu este nome em homenagem ao capitão Francisco José de Oliveira Fortes, um dos desbravadores e pioneiros da localidade e pai de Crispim Jacques Bias Fortes, que foi presidente (governador) do Estado de Minas Gerais de 1894 a 1898.
Segundo o IBGE, a cidade possui menos de 2.000 habitantes, mas ao se chegar a praça principal, onde fica a antiga estação do Ramal de Mercês da Central do Brasil, tem-se a impressão que o número é bem menor.

O município situa-se na mesorregião da Zona da Mata e microrregião de Juiz de Fora. Limita-se com os municípios Aracitaba, Barbacena, Paiva, Santos Dumont e Santa Bárbara do Tugúrio. A área territorial do município é de 110,85km2 e sua população, estimada pelo IBGE para 1º de Julho de 2009, é de 1.951 habitantes. Sua sede dista 75 quilômetros de Juiz de Fora e 236 quilômetros de Belo Horizonte e o principal acesso rodoviário é a BR 040 , servindo-lhe, também, a rodovia MG-442.

As origens da cidade de Oliveira Fortes remontam aos tempos do Império, quando as famílias Afonso Costa Viana, Antônio Carvalho Campos e Francisco José de Oliveira Fortes se fixaram na região. Possuídos de idéias lúcidas e progressistas, deles partiu a doação que foi feita de 45 alqueires para o patrimônio de uma capela a Santana do Livramento. Os primeiros povoados cuidaram exclusivamente da agricultura e pecuária, contando com mão-de-obra escrava vinda da África e outros nativos, o que fez com o povoado experimentasse rápida prosperidade.
Recebeu o topônimo de Oliveira Fortes, em homenagem a seu filho, o capitão Francisco José de Oliveira Fortes, um dos desbravadores e pioneiros da localidade.
Dada a falta de documentação, não foi possível registrar aqui a data da criação do distrito, cuja existência já era consignada pela Lei nº 556, de 30 de agosto de 1911, com o nome de Livramento, posteriormente mudado para Oliveira Fortes pelo Decreto-Lei nº 1 058, de 31 de dezembro de 1956.

 

 
Fonte: http://www.oliveirafortes.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso