História de Nova Lima

nova lima3

Nova Lima é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população estimada em 2013 é de 87.391 habitantes (IBGE/2013).
Diversas minas ficam no município, incluindo as minas de Morro Velho, Mostardas, e Rio de Peixe. Diversos minerais são extraídos no município, incluindo ouro.
A cidade de Nova Lima integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fato de fazer fronteira com o centro-sul do município de Belo Horizonte, região mais rica da capital, têm atraído moradores de alta renda para Nova Lima, os quais se instalam nos diversos condomínios de alto luxo da cidade.
Um estudo divulgado pela prefeitura do município de Itabira em 29 de abril de 2010, revelou que Nova Lima é a primeira cidade de Minas Gerais em qualidade de vida.[6]
A história de Nova Lima remonta ao fim do século XVII, quando o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme chega em busca do ouro existente na cidade, é a cidade com o maior PIB de ouro no Brasil, tem quase o quadruplo da Serra Pelada, e é a segunda cidade com mais ouro no mundo. A Igreja do Senhor do Bonfim, de 1720, atualmente tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima,[7] também marca o início da ocupação da região.[8] Outros mineradores resolvem fixar-se na área, que em 1720 já possui um número considerável de habitantes.
A primeira denominação dada ao local foi a de Campos de Congonhas. Com a expansão das faisqueiras passou a ser conhecido por Congonhas das Minas de Ouro (pela quantidade de ouro encontrada na cidade), abrigando a população que trabalhava em diversas minas como Bela Fama, Cachaça, Vieira e Urubu.
Em 1748 o arraial é elevado à condição de freguesia, e em 1836 é criado o distrito, subordinado ao município de Sabará, com o nome de Congonhas de Sabará.
A presença da cultura britânica na região é explicada pela compra da Mina de Morro Velho pela Saint John del Rey Mining Company, em 1834. O Centro de Memória Morro Velho guarda fotos que registram a presença desses colonizadores.[9]
A data de 5 de fevereiro de 1891 marca a emancipação do município, denominado então Villa Nova de Lima, em homenagem ao ilustre Antônio Augusto de Lima, historiador, poeta e político. Apenas em 1923 Nova Lima recebeu o nome que permanece até hoje.[10]
Em Nova Lima estão sediadas a Global Value Soluções empresa do grupo IBM, o INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), Fiat do Brasil, holding das empresas do Grupo Fiat, Casa Fiat de Cultura, Anglo-Gold Ashanti e a Fundação Torino (Escola Italiana).

 

 
Fonte: Wikipédia

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso