História de Marmelópolis

marmelopolis1

Marmelópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Itajubá. A área é de 108,1 km², a altitude, de 1277 m. Segundo o Censo IBGE/2010, a população é de 2.968 habitantes, com densidade demográfica de 27,51 hab/km². Quem nasce nesta cidade é marmelopolense.
Até o início do século XIX a região onde hoje se localiza a cidade de Marmelópolis era habitada pela tribo dos índios Timbiras. Esses índios desapareceram com a chegada dos primeiros colonizadores: o alferes Antônio José Ribeiro, sua esposa e filhos, que vieram do Rio Grande do Sul e inicialmente se estabeleceram num lugar denominado de Incubatão, com o objetivo de encontrar ouro. Nesse local o alferes construiu sua fazenda e seus escravos passaram a garimpar o ouro num rio próximo, atualmente onde se localiza o bairro Cata dos Marins.
Manoel Ribeiro de Carvalho, um dos filhos do alferes, roçou uma grande extensão de terra e fez uma queimada para construir sua fazenda, após casar-se com Mariana Justina de São José. Em torno dessa fazenda foi surgindo um pequeno povoado e o lugar recebeu, inicialmente, o nome de Queimada. Manoel pertencia a Cavalaria Imperial, possuía muitos escravos que, além do garimpo, trabalhavam em lavoura de milho, feijão e fumo. Um dos seus filhos (Manoel Frederico Ribeiro) trouxe para a Queimada em 1914 as primeiras mudas de marmelo. O marmelo, originário da Pérsia, foi trazido para o Brasil em 1532 por Martim Afonso de Souza. Devido ao solo e clima de Queimada, os marmeleiros adaptaram-se facilmente e em 1935 a agricultura do marmelo já era extensa e a primeira fábrica começou a ser instalada para transformar a fruta em “massa”, transportada para outras cidades para a produção de doce.
Com a instalação da fábrica, fez-se necessário a construção de uma estrada (1944 – 1946) com uma extensão de 22 Km, ligando Queimada a Delfim Moreira, principal acesso até os dias de hoje.
Por volta de 1962 o número de pés de marmeleiros no estado de Minas Gerais era de 2.000.000, sendo que 600.000 pertenciam à Queimada e, no dia 01/03/1963 foi feita a instalação do município de Marmelópolis, sendo o senhor Joaquim Ribeiro da Mota nomeado intendente.

 
Fonte: Wikipedia
http://www.marmelopolis.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso