Pontos Turísticos-Magé

Cachoeira-Monjolos

Cachoeira do Monjolo

Descrição: Formada por três quedas d´água de até 45 metros e várias piscinas naturais. A primeira queda, “Monjolinho”, tem aproximadamente 15 metros de altura, a segunda próximo às trilhas tem 6 metros e a terceira “Monjolo”, com 45 metros.

cachoeira grande

Cachoeira Grande

Descrição: Cachoeira com 120 metros de queda no Rio do Ouro, em Pau Grande, 6º Distrito de Magé. Está a aproximadamente 20km do centro de Magé, seguindo pela estrada municipal que interliga Peabetá até Santo Aleixo.

cachoeira veu da noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Descrição: Cachoeira com queda d´água com aproximadamente 110 metros de altura. Suas águas são transparentes e formam diversas piscinas naturais. A vegetação em torno se destaca pela variedade de flores nativas.

caminho-do-ouro

Caminho do Ouro para Petrópolis

Descrição: Localizada na Serra da Estrela, é uma trilha famosa construída em 1724 com pedras por brancos e escravos de Bernardo Soares de Proença, rico fazendeiro da cidade. A calçada de pedras ia de Vila Inhomirim, em Magé, até o bairro Secretário, em Petrópolis e levou mais de dois anos para ser contruída.

capela nosso senhor do bonfim

Capela Nosso Senhor do Bonfim

Descrição: A capela construída em 1876 está localizada no Morro do Bonfim. A contrução religiosa elementar conserva as características de outras capelas filiais em Magé, apesar de ter alvenaria de tijolos. Mesmo moderna a fachada possui forma triangular e cunhais clássicos, sendo o campanário com desenho mais leve e delicado.
É possível visualizar do alto do morro o Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara, o arquipélago Paquetá e Ilha do Governador, a Serra dos Órgãos e a Baixada Fluminense.

mage

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Descrição: De beleza rústica, do início do século XVIII, com pinturas datadas de 1747 feitas em paredes de pedra e cal, a igreja foi cenário de vários acontecimentos históricos.
Em frente à igreja está o Largo da Matriz, palco da Revolta da Armada, de 1894, quando milhares de pessoas foram assassinadas porque Magé, cidade considerada modelo na época, tinha supostos anarquistas. O fato ficou conhecido como “Horrores de Magé”.
A igreja que tem o nome da padroeira da cidade, guarda um rico acervo de imagens barrocas no recôncavo e mantém tradicionais missas católicas.

igreja de sao nicolau

Igreja de São Nicolau

Descrição: A igreja esta situada no alto de pequena elevação à margem do histórico Rio Suruí, que na época do Brasil-Colônia servia como principal meio de transporte entre o município e a corte imperial do Rio de Janeiro. Esta é a única igreja dedicada a São Nicolau, protetor dos pescadores e dos endividados. O santo é conhecido no Brasil como Papai Noel.
Entregue aos devotos em 1710, a igreja guarda detalhes e cores do final do século XVIII, com influência neoclássica. No altar-mor, também deste período, existe a imagem de São Nicolau, de origem portuguesa.

Igreja Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba

Descrição: A igreja Matriz, erguida no distrito de Guia de Pacobaíba, é uma das mais antigas do Estado. Construída em 1640 num roteiro próximo ao mar, sua vista é uma das mais belas da Baía de Guanabara, onde é possível ver o arquipélago de Paquetá e a Ilha do Governador, entre outras. No local existe um santuário dedicado à Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba e à Santa Margarida.

------ favor tratar em tamanho maior para o Portal. Obrigado.

Museu Mané Garrincha

Descrição: O museu localiza-se em Pau Grande, distrito de Magé, terra natal de Garrincha.

parque

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Descrição: APA Petrópolis RPPN, APA Cruspimirim.

POCO-BENTO-DE-MAGE

Poço Bento

Descrição: Os jesuítas construíram uma ermida, próximo ao morro da Piedade, que se transformou no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Nessas terras o padre José de Anchieta obteve água pura e cristalina, ao perfurar com seu cajado a terra atingida por forte seca, onde se conseguiu furar um poço de água potável. Esse milagre se espalhou, tornando o Poço Bento alvo de muitas peregrinações de romeiros em busca de milagres.

1ª-Estação-de-Ferro-do-Brasil-Guia-de-Pacobaibafoto-Marcelo-Dias

Primeira Estrada de Ferro do Brasil

Descrição: A 1ª Estrada de Ferro do Brasil é também a 3ª da América Latina. Fundada em 30 de abril de 1854, por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá. No local ainda é possível encontrar a velha estação e um trecho dos trilhos, a Casa do Vigia e o píer onde chegava a Família Real indo em direção a Petrópolis e ao interior do Brasil. A estação teve ainda a primeira locomotiva do país, a Baronesa.

ruinas da capela

Ruínas da Capela de Nossa Senhora da Estrela

Descrição: As Ruínas da Capela de Nossa Senhora da Estrela dos Mares situam-se no antigo Porto de Estrela, em um platô que se eleva na foz dos rios Imbariê e Inhomirim. Fundada no ano de 1670, a capela estava situada no extinto município de Estrela, que hoje pertence a Vila Inhomirim 6º distrito.
Não há construções vizinhas, a não ser as ruínas de uma arquitetura semelhante a um armazém, ficando conhecido pela população local como armazém das 3 portas, que se localiza a 300 metros das ruínas da capela.

ruinas

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora

Descrição: Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim. Localizada no Antigo Caminho dos Mineiros, que se ligava do Porto Estrela até o Caminho Novo de Bernardo de Soares de Proença. A igreja, construída em 1696, de estrutura pequena, mas de beleza singular, foi a primeira a ser construída sem as formalidades exigidas pela Corte de Portugal. Nesta igreja conta-se que foi batizado o herói e Patrono do Exército Nacional Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Ruinas-Engenho-Fazenda-Pau-Grande.Cachoeira-Grande

Ruínas do Engenho do Rio da Cachoeira Grande

Descrição: Considerado, possivelmente, o segundo maior engenho em produtividade do Brasil-Colônia. Havia neste local uma fábrica de açúcar, farinha de mandioca, de milho, de arroz e de azeite de mamona. Separado, existia uma serralheria para taboados (pisos) e cossueiras (madeiras de sustentação de telhado).
As ruínas formam um cenário impressionante dada a perfeição na sua arquitetura e grandiosidade.

Trilha Pico Itacolomi

Descrição: Travessia Santo Aleixo x Santo Isabel em Petrópolis.

Fonte: http://mageinforma.no.comunidades.net/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso