História de Lamim

lamim

Lamim é um pequeno município do Estado de Minas Gerais, com cerca de 4.000 habitantes, localizado na Zona da Mata mineira, distante 160 Km da capital, Belo Horizonte. Sua economia se baseia na agricultura de subsistência e na pequena pecuária leiteira. Sua população tem ascendência européia, indígena e africana. A religiosidade é uma característica marcante de seus habitantes, com destaque para o catolicismo que abrange mais de 95% da população. A escolha do nome “Lamim” para o povoado, se deve a José Pires Lamim, um dos bandeirantes fundadores que morreu ainda jovem, sendo lembrado pelos compatriotas.

Nos baseando em obras de destaque que relatam a história antiga de Minas Gerais e tendo como referência um manuscrito do ano de 1899, de autoria do professor Duarte2, o presente artigo visa descrever os acontecimentos mais relevantes que propiciaram o surgimento do povoado que deu origem ao município de Lamim .

Assim como grande parte dos municípios mineiros, Lamim também surgiu durante o Ciclo do Ouro no Brasil. A busca pelo metal precioso, trouxe três bandeirantes portugueses até a região, dando início ao processo de ocupação de seu território, no ano de 1710. Outro fator determinante nesse processo, foi a fé de um dos bandeirantes no Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade. Após passarem ilesos por dificuldades climáticas, um dos bandeirantes decide erigir uma capela em homenagem e gratidão ao santo de devoção.
Fonte: http://historiahistoria.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso