Pontos Turísticos-Lagoa Dourada

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO

A Matriz de Santo Antônio em Lagoa Dourada está situada sobre uma colina ou espigão acima da Antiga Matriz que havia sido concluída em 1737. O fato interessante desta localização é que ela está no ponto divisor de águas das bacias do Rio Grande – afluente da Bacia Platina ou do Rio da Prata (1) e o Rio São Francisco.

IGREJA DO BOM JESUS DE MATOSINHOS
Em 1921, no Livro de Tombo nº 2 (p. 11) encontram-se as seguintes informações: Que a construção da atual igreja, sucessora da antiga demolida em 1905, começou com a colocação da primeira pedra em 04/09/1909 e o início das obras se deu em 15/10/1909.
Mas as obras foram logo paralisadas e o seu reinício foi realizado por contrato de empreitada. Esse contrato existe como documento avulso do Arquivo Paroquial e foi celebrado entre o empreiteiro Augusto Buzatti e Joaquim Alves da Trindade, representando o Pe. Antônio Cardoso Damasceno.
A finalidade do contrato não era a reforma da capela, mas sim sua construção, discriminando todos os serviços a serem feitos. A data do contrato é de 29/05/1911 e o valor da empreitada foi de 3:000$000, ou seja, três contos de réis.
Consta que a construção total foi finalizada em agosto de 1920, cuja festa comemorativa se deu no dia 30/08/1920.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Conforme a descrição de Dom Frei José, a antiga capela “foi ereta por provisão ordinária de 7 de janeiro de 1736, é fabricada de pedra e tem 112 palmos de longitude e 37 de latitude. Tem 3 altares com decência e boas imagens e ornatos, cálice, âmbula, relicário, pia batismal de pedra, vasos e ornamentos suficientes para o sacrifício”.
No Livro de Tombo nº1 (p.7v), encontram-se informações importantes sobre a Capela do Rosário, escritas pelo Pe. Antônio Maurício, que as obteve do verso da folha 8 do livro de receita e despesa da antiga Irmandade do Rosário. Ele mencionou que, após ser demolida a antiga, iniciou-se a construção de uma nova, com o lançamento da pedra fundamental aos 20/09/1820.

Interrompidas as obras por alguns anos, elas foram retomadas em 28/08/1844, dando-as por terminadas em 17/12/1846. Na data de 29/06/1847 foi entregue ao público, com festiva solenidade.

Também esta capela foi demolida e reconstruída, conforme se infere do Livro de Tombo nº3 (p.58). Na data de 11/05/1952, com a presença do Sr. Arcebispo D. Helvécio Gomes de Oliveira e a do Pe. José d’Ângelo Neto foi lançada a pedra fundamental da nova e atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário, depois da demolição da anterior igreja centenária que ali na mesma praça ameaçava a ruir.

Foi lavrada uma ata do grande acontecimento, que depois de lida pelo Sr. Juiz de Direito da Comarca, Dr. Aquiles Teixeira Veloso, foi devidamente assinada pelas autoridades presentes. A localização da nova igreja não foi mantida, recuando-a para afastá-la das proximidades da nova estrada em construção.

Cristo Redentor
Via Sacra

 

Fontes: http://www.portallagoadourada.com.br/
Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso