Pontos Turísticos-Jaboticatubas

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

jaboticatubas

Igreja construída em estilo eclético. Pintada de branco acinzentado com detalhes em cinza claro. Possui uma cruz branca no alto de seu telhado em duas águas. Logo abaixo da cruz há um detalhe em alto relevo formando arcos e uma pequena janela para a entrada de luz na igreja. Em sua parte frontal, a igreja possui uma porta em duas folhas com almofadas pintada em cinza claro e em branco acinzentado. Possui ainda dois balcões entalados em madeira e vidro que se abrem em duas folhas, e, entre eles há uma rosácea. A matriz possui duas torres em quatro águas; cada uma delas possui em suas partes laterais e frontais duas pequenas janelas para a entrada de luz nas escadas e uma janela maior em madeira que se abre em duas folhas. Cada torre possui dois alto-falantes. A torre esquerda possui um pequeno relógio. Existem também compoteiras nas laterais da igreja.
Como chegar:
Saindo da prefeitura, subir em sentido a Avenida Benedito Valadares, passando perto do fórum e do hospital, logo após esta a igreja da Matriz.
Dias e horários de funcionamento:Aos Domingos missa de 8 às 9 horas; Sábado de 19:30 às 20:30 horas.
Paróquia de segunda a sexta-feira de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas e aos sábados de 08:00 às 12:00 horas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

igreja nossa senhora do rosario

No ano de 1889 a Capela em devoção à Virgem do Rosário foi erguida em adiantado estado de construção no estilo barroco jesuítico, e foi benta no dia 15 de agosto do mesmo ano pelo Rev.mo Pe. Messias, autorizado pelo Bispo de Mariana em visita à paróquia. Em 1901 O Pe. Messias, ainda Sacerdote de Paróquia, ampliou a Capela construindo duas torres.
Em 1984 a Igreja já em ruínas foi reconstruída, mantendo suas características originais.
A Igreja possui duas torres laterais com sinos. No alto de seu telhado central de duas águas há uma cruz. As portas com almofadas abrem-se em duas folhas. Possui duas janelas com vidros que se abrem em guilhotina e duas sacadas entalhadas.
A igreja é branca e suas portas e janelas pintadas em um tom azul claro, tornando a visão harmoniosa. Possui um altar mor, com imagens de Nossa Senhora do rosário, São José de Botas, Santa Efigênia, São Benedito, São Geraldo, Santa Cecília e Nossa Senhora da consolação.
Como chegar:
Saindo da prefeitura, seguir pela Rua Dom Carlos em direção a câmara municipal, pouco adiante, em frente a praça Francisco Alves encontra-se a igreja do Rosário.

Capela Nossa Senhora das Dores

capela nossa senhora das dores

Dias e horários de funcionamento: Todos as quartas as 19:00 horas e dia de finados.
Pequena Capela construída em pau-a-pique, no estilo barroco. Possui telhado em duas águas, com uma pequena cruz em seu alto, uma porta com almofadas em duas folhas. A igreja é amarelada e sua porta e laterais azul escuro com detalhes em azul claro. Atrás da capela esta o cemitério Nossa Senhora da Conceição.
Como chegar:
Saindo da Prefeitura, subir a Av. Benedito Valadares, passando perto do Fórum, do hospital, logo após a igreja Matriz esta localizada a capela junto do cemitério.

Conjunto Arquitetônico Cipó Velho

Fazenda estilo colonial, paredes de taipa. Foi a primeira fazenda da região, adquirida dos bandeirantes Moraes. Possui uma grande construção próxima a sede onde antigamente funcionava com senzala; uma capela no seu interior datada em 1829 e restaurada em 1891 que é aberta ao publico e celebra missas em domingos alternados. Atualmente uma das senzalas funciona como um pequeno museu que preserva vários materiais como fotos instrumentos de construção utensílios domésticos entre outros; Na construções da fazenda é possível ver também um antigo moinho de fubá. Vale a pena conferir.
Como chegar:
Saindo do Jabotur, seguir rua Benedito Quintino em direção ao bairro Santo Antônio, continuando na rua JK. 30 metros após a ponte, entrar na primeira rua à direita numa estrada de terra, seguindo até a Rodovia MG 010. Virar à esquerda, entrando-se à esquerda novamente em uma estrada de terra, seguindo 1km até a comunidade.
Dias e horários de funcionamento:
Todos os dias de 08:00 as 16:00 horas

Serra de Contagem

cachoeira contagem

No caminho das águas a primeira cachoeira tem aproximadamente uma queda de 10 ms que forma o rio entre as vegetações da região da Serra da Canastra. Acima da primeira cachoeira com acesso por trilhas chegamos a quedas d’água que formam pequenos poços que recebem o nome de corredeira das panelas onde o leito do rio é de pedra com buracos arredondados figurando uma panela dentro do rio. A terceira cachoeira com aproximadamente 25 ms é apropriada para prática do rapel, onde o local dispõe de profissionais para a prática do esporte.
Como chegar:
Saindo da praça, seguir a rua Don Carlos de Vasconcelos em direção ao bairro Sagrada Família conhecido como Engenho. Seguir a via de acesso principal asfaltada até chegar no bar do Adélio. Entrar a esquerda e seguir a estrada de cascalho, seguir placas indicativas até a portaria da cachoeira de Contagem.

São José da Serra

São José da Serra, distrito de Jaboticatubas abriga em seu território belezas naturais como rios e cachoeiras, as mais conhecidas como a Cachoeira do Sr. Dimas, Cachoeira do Rala Bunda e a região da Lagoa Dourada.
O Distrito oferece aos seus visitantes boas pousadas, chalés, restaurantes e áreas de camping para que possam desfrutar melhor de todos os seus atrativos.
Como chegar:
Saindo do Jabotur, seguir rua Benedito Quintino em direção ao bairro Santo Antônio, continuando na rua JK. 30 metros após a ponte, entrar na primeira rua à direita numa estrada de terra. Seguir as placas indicativas até a chegada de São José.
Tipo de Acesso:
Placas indicativas, estrada em cascalho com bom estado de conservação.

Cachoeira do Senhor Dimas

cachoeira senhor dimas

Uma pequena cachoeira e um poço excelente para banho, localiza-se abaixo da cachoeira do Rala Bunda.
O conjunto paisagístico em seu entorno é formado por quedas d’água, corredeiras e poços de raras belezas.
O local oferece área de camping, banheiros restaurante e bar.
Como chegar: seguindo pela rua Benedito Quintino após a ponte, entrar à direita sentido São José da Serra.

Cachoeira Rala Bunda

cachoeira rala bunda

Corredeiras culminando em uma pequena queda d’água que, devido à sua forma, é utilizada pelos visitantes como escorregador. Vegetação circundante de campos rupestres. Alta incidência de raios solares, cristalinidade e bom volume de água mesmo em período de seca.. Oferece estacionamento com capacidade para 30 veículos, sanitários e trilhas com baixo grau de dificuldade.
Como chegar: a partir do centro seguir pela rua Benedito Quintino, tomar a estrada Jaboticatubas – São José da Serra km 25.

Lagoa Dourada

lagoa dourada

A Lagoa Dourada também localizada no povoado de São José da Serra, é uma área limítrofe com o Parque Nacional da Serra do Cipó. Só é possível chegar ao local por trilha de difícil acesso (12 km) e o local é pouco conhecido. O nome dado ao local é devido ao capim que com a incidência do sol fica com a tonalidade dourada dando um aspecto de uma grande lagoa Dourada.
No local é possível identificar plantas como a canela-de-ema gigante, sempre vivas, bromélias, orquídeas, liquens, as droséreas (pequenas plantas vermelhas lembrando musgos) e animais endêmicos como o sapo de pijama. É marcante também pelo imponente cânion de 100 metros, onde deságua a cachoeira do rio Jaboticatubas.
A comunidade preocupada com o turismo que estava começando de forma desordenada, se organizou para proteger um local tão importante onde nasce o rio Jaboticatubas que abastece parte da cidade. Eles instalaram, com autorização do IBAMA e da Prefeitura Municipal de Jaboticatubas, porteiras para impedir que carros cheguem até a entrada da trilha além de fiscais da comunidade. Hoje só é permitido visitas acompanhadas de guia local sem permissão para acampar.

Serra do Cipó

O cipó tem uma história geológica complexa que data do período Pré-Cambriano, com rochas arenosas que foram formadas por deposito marinhos há mais de 17 bilhões de anos. Possui flora e fauna endêmicas como canela-de-ema, bromélias, sempre-vivas e orquídeas, saguis, ouriços-caixeiros, jaguatiricas, lobos-guará, sapo-de-pijama, com suas cores extravagantes, além de várias espécies de insetos.
Nascem no parque vários rios. A Serra do Cipó divide as águas para duas importantes bacias hidrográficas a do Rio São Francisco e a do Rio Doce. O Cipó, rio mais expressivo da área , deságua no rio das Velhas e este, no São Francisco.
O clima apresenta verões frescos e estação seca bem definida no período de inverno. A temperatura média anual oscila entre 17ºC e 18,5ºC.
As menores altitudes, localizada no vale do Rio Cipó chegam aos 800m, e na parte alta da serra chegam a atingir 1600m.
O tipo de vegetação é o cerrado e campos rupestres.
Como chegar:
Saindo da Jabotur, seguir rua Benedito Quintino em direção ao bairro Santo Antônio, continuando na rua JK. 30 metros após a ponte, entrar na primeira rua à direita numa estrada de terra, seguindo até a Rodovia MG 010. Virar à direita na rodovia e seguir até o Km 94, virando-se à direita antes da ponte, seguir mais 5km até a portaria do IBAMA.

Cachoeira Grande

cachoeira grande

Quinze metros de queda d’água e grande extensão fazem desta cachoeira uma das principais atrações da Serra do Cipó. É a maior queda em relação ao volume de água da região, que passa por um paredão rochoso de 60 metros de largura.
O local possui placas educativas e lixeiras.

Cachoeira da Farofa

cachoeira da farofa

Canyon das Bandeirinhas

canyon

Rio cercado pela mata nativa da região o qual forma a primeira cachoeira seguida de um poço de profundidade média bom para banho e de fácil acesso pelo caminho de pedra. A segunda cachoeira é de difícil acesso formado por uma enorme queda dágua e pedras em seu meio, possibilitam uma bela vista. Já a terceira queda é linda também de acesso facilitado pelos caminhos de pedra.
Como chegar:
Saindo da praça, seguir a rua Don Carlos de Vasconcelos em direção ao bairro Sagrada Família conhecido como Engenho. Seguir a via de acesso principal asfaltada até chegar no bar do Adélio. Entrar à esquerda e seguir a estrada de cascalho. Passando pelo acesso da cachoeira de Contagem permanecer na estrada principal e seguir placas indicativas até chegar no povoado de Filipe, em seguida pegar o acesso para a Serra do Bené.
Estrada:
Com placas indicativas ao longo da estrada. Estrada em cascalho com bom estado de conservação até chegar no povoado de Filipe, após a estrada de acesso até a cachoeira fica quase como uma trilha, com passagem apenas para um veículo ao logo do trecho dificultado por pedras enormes.