Pontos Turísticos-Itanhandu

Cachoeira da Usina

cachoeira da usina

A cachoeira e a corredeira, ideais para lazer e ecoturismo, localizam-se na antiga Usina, no bairro do Jardim, aproximadamente a 14 km do centro. Chega- se ao local pela estrada do Jardim km 7 ou pela estrada das Posses km 8. A temperatura da água oscila entre 2°C no inverno e 12°C a 15°C no verão. O ideal é visitar a Cachoeira da Usina com guia profissional.

.

Pedra Preta

pedra preta

A Pedra Preta tem aproximadamente 80m de altura. Está localizada à margem da estrada, que liga o bairro do Bom Sucesso ao Condado, aproximadamente a 8 km da sede do município. Para seu uso, é necessária a autorização do proprietário. Ideal para prática de escalada e rappel no local. Contate guia profissional.

.

Alto das Posses

represa-de-alto-das-posses

A região do alto das Posses está dentro da RPPN e APA da Mantiqueira. Lá encontramos a predominância da Mata Atlântica de altitude, o pico dos Três estados (2665m2 IGA) e muitas nascentes que formam o ribeirão Vermelho, das Posses e o Rio Verde (IGA).

.

Poço do Mauro

poço do mauro

O Poço do Mauro é um balneário localizado no bairro do Jardim, aproximadamente a 7,5 km do centro de Itanhandu, formado pelo Rio Verde e atinge a profundidade média de 2m no período das cheias. A temperatura média da água é de 15°C no verão e 5°c no inverno. O local é ideal para lazer, banho e mergulho.

.

Pedra da Poeira

A Pedra da Poeira está localizada no Cinquenta, aproximadamente a 1,5 km do centro de Itanhandu. Chega-se no local, saindo da antiga estação de trem e passando pelo pontilhão. A pedra possui 6 vias, onde os praticantes de escalada e rappel podem escolher o nível de suas escaladas de acordo com a dificuldade de cada via.

.

Pedra da Embocadura

pedra da embocaura

Segundo a Eubiose, a Pedra da Embocadura faz parte do Sistema Geográfico Sul Mineiro, o centro energético do planeta na atualidade. Amantes dos esportes de aventura praticam escaladas e rappel no local. O acesso se dá pela estrada do Moinho. A pedra tem aproximadamente 40 m. Para seu uso, é preciso pedir autorização ao proprietário.

.

Poço do Cipó

Poço do cipó

O Poço do Cipó é um local de lazer, excelente para banho e mergulho. As pessoas se penduram numa corda que substitui o antigo cipó e fazem movimentos de vai-e-vem, balançando sobre o poço, e caem mergulhando. Localizado aproximadamente a 7 km do centro de Itanhandu, possui profundidade média de 2 m no período das cheias.

.

Pinicão

pinicao

O Pinicão é um balneário localizado no bairro do Jardim, próximo ao Curral Falso. Está aproximadamente a 5,5 km do centro de Itanhandu. Possui corredeiras entre pedras roladas e um poço com profundidade média de 1,5 m no período das cheias. A temperatura da água é de 5°C no inverno e de 15°C no verão. O local é excelente para mergulho e banho. Ladeado por vegetação gramínea, também é propício para o lazer e práticas esportivas, como voleibol, futebol e banho de sol.

.

Igreja Nossa Senhora do Bom sucesso

igreja-bom-sucesso-serra-que-chora

pequena capela localizada no alto de uma colina no bairro do Bonsucesso, erguida pela família Costa, no inicio do séc. XX.

.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz)

matriz-itanhandu

depois de quase 20 anos de construção, a Igreja Matriz de Itanhandu foi concluída no início de década de 1960 (Padre da época, Dom José Costa Campos). A bela e imponente construção fica na área central do município e reserva aos visitantes e moradores a apreciação da convivência estética dos estilos moderno e romano. Com belos vitrais, doados por diversas famílias, os quais colorem as três naves por meio dos raios de sol e com algumas peças da antiga igreja conservada em seu interior. A história da religiosidade do povo local ficou assim preservada.

.

Igreja de São Sebastião

Igreja_sao_sebastiao_5

Localizada na área central da comunidade rural do Jardim, foi erguida em meados do século XX em devoção ao santo protetor.

.

Estação das Artes

estaçao das artes

Antiga Estação Ferroviária, tombada pelo Conselho do Patrimônio Cultural de Itanhandu, abriga hoje lojas de Artesanato.

.

Passarela da Antiga Estação

passarela-da-estacao_9307012

Conhecida como Viaduto, foi construída pelo Cel. Batista Scarpa, para as pessoas atravessarem da área central do município em direção ao bairro da Vila Carneiro e vice-versa. Assim a população podia evitar o movimento dos trens, que não só passavam, mas esperavam os embarques e desembarques de pessoas e mercadorias.

.

Antiga Fábrica de Cerâmica

Durante a Revolução de 1932, as áreas próximas da cerâmica foram usadas como campo de aviação sob o comando do Capitão Rocha Lima. Dali, decolavam os aviões mineiros, conhecidos pelos paulistas como “vermelhinhos”, para espionar as posições das tropas inimigas. Hoje, no local, encontra-se as chaminés da Antiga Cerâmica Itanhandu, que produzia telhas e tijolos, inclusive para a construção da Igreja Matriz, sob a direção da família Guedes e, posteriormente, da família Costa.

 

 

Fonte: http://www.correiodopapagaio.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso