Pontos Turísticos-Itamonte

Igreja São Francisco

itamonte

.

Casarão Engenho de Serra

casarao

A Fazenda do Bairro Rural Engenho de Serra fazia parte das terras da Coroa Portuguesa até o princípio do século XVIII, e estas foram cedidas ao Sr. José Frankilin de Melo, responsável pela construção da sede da propriedade no ano de 1714.

.

Pedra do Dente

Itamonte_PedraDente

A Pedra do Dente está situada na Estrada da Capelinha x Rio Acima. A pedra é muito procurada para visitação devido ao formato curioso. pode ser observada da estrada e na sua proximidade existe 2 poços onde pode-se tomar banho de cachoeira ( Poço da Pedra do Dente, Prainha).
A pedra do dente é também é muito utilizada para a pratica boulder por montanhistas da região.

.

Brejo da Lapa

brejo-da-lapa-itamonte

Endereço: Partindo da Garganta do Registro com destino às Agulhas Negras, no Km 8.
Descrição: Partindo da Garganta do Registro com destino às Agulhas Negras no Km 8 é possível encontrar o cenário de várias novelas. O local tem uma linda vista da Casa de Pedra uma cachoeira com lago e excelente lugar para camping descanso e meditação.

.

Cachoeira da Conquista

cachoeira da conquista

A 10 quilômetros de Itamonte a uma altitude de 910 metros. Para chegar até ela é preciso fazer um trekking leve de 30 minutos. No local é praticado um canyoning de 35 metros.

.

Cachoeira da Fragária

cachoeira-da-fragaria

Endereço: Bairro Rural da Fragária.
Descrição: A 33 quilômetros de Itamonte a uma altitude de 1.350 metros.O trekking de 30 minutos leva até o pé da cachoeira. É um visual incrível uma queda de 120 metros onde só se vê campos e montanhas ao redor. Pode-se fazer também um canyoning também de 120 metros

.

Cachoeira da Gomeira

cachoeira-da-gimeira-itamonte

A 33 quilômetros de Itamonte a uma altitude 1200m. Trekking de 10 minutos leve. Pode-se fazer um canyoning de 50 metros.

.

Cachoeira do Escorrega

cachoeira do escorregador

A 14 quilômetros de Itamonte está a 1.105 metros de altitude. Chegando ao bairro do Morro Grande em 5 minutos de trekking leve chegamos ao rio com um divertidíssimo escorregador natural de águas cristalinas e com poços para nadar.

.

Cachoeira do Morundanga

cachoeira-do-morundanga

A 10 quilômetros de Itamonte a uma altitude de 980 metros. Com 15 minutos de trekking leve depara-se com três cachoeiras todas com poços para nadar.

.

Cachoeira do Zé do Juca

A sete quilômetros de Itamonte a uma altitude 950 metros. Escondida no meio de uma fazenda após trekking leve de 10 minutos encontra-se uma queda de 10 metros e um poço para nadar.

.

Cachoeira Usina dos Bragas

cachoeira-da-usina-dos-braga-itamonte-minas-gerais

A sete quilômetros de Itamonte a 1100 metros de altitude. Usina desativada há mais de 40 anos com arquitetura suíça aos pés de uma cachoeira de 100 metros de queda.Porém o canyoning neste caso é de apenas 10 metros.

.

Garrafão

garrafao

Endereço: Pertence à Alagoa e a Itamonte O Pico do garrafão fica à 25km de Itamonte em uma altitude de 2.359m.
Descrição: Os Jesuítas chegaram a construir túneis para desviar a água de seus cursos naturais, para que pudessem encontrar ouro e pedras preciosas nas terras do Garrafão. Foi sempre lugar de acampamento de aventureiros à procura de histórias e de contatos.

.

Morro do Couto

Morro-do-Couto

A 2.680 metros de altitude exige um trekking leve de 1h. A parede está equipada com ótimas proteções e oferece vias de vários graus de dificuldade. Um dos locais mais visitados por alpinistas.

.

Pedra do Picu

pedra do picu

Endereço: No Bairro Rural da Fazenda Velha.
Descrição: Foi durante muito tempo um marco de orientação para os bandeirantes em suas buscas pelas riquezas no interior de Minas Gerais. É a responsável pelo nome de Itamonte que em tupi significa ITA= pedra , ou seja, Pedra no Monte.

.

Pedra Furada

pedra furada

Caminhada que proporciona uma ampla visão do Parque Nacional do Itatiaia e da Serra Fina, podendo ser realizado pela manhã ou pela tarde. Na verdade, a pedra localiza-se abaixo do topo e é o encontro de 3 pedras que formam um buraco no meio.

.

Pedras da Tartaruga e da Maçã

pedra da tartaruga e da maça

A 2.390 metros a pedra da Tartaruga é uma rocha equilibrada nas extremidades de pequenas rochas com um formato de tartaruga. A da Maçã tem o formato da fruta e possui ainda um laguinho de águas límpidas.

.

Pedras do Altar

Com 1h30 de caminhada chega-se ao Altar sem grande dificuldade de subida como nas Agulhas. Grande formação rochosa de 2.530 metros. Possui uma vista maravilhosa para todo o vale do Aiuruoca. Em uma de suas faces possui diversas vias de escalada.

.

Pedras do Camelo

pedra do camelo

Endereço: Parque Nacional do Itatiaia.
Descrição: A 2.300 metros de altura é uma das preferidas dos escaladores, possui 18 vias de escalada fora os bolders (pequenas vias) que vão do terceiro grau ao nono. A vias em móvel e pontos de rapel de 15 metros e de 35 metros com negativa.

.

Pico das Agulhas Negras

AGULHAS-NEGRAS-10

Endereço: Parque Nacional do Itatiaia – parte alta.
Descrição: O Pico das Agulhas Negras, 5º Pico mais alto do Brasil, está localizado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, cujo acesso é realizado por Itamonte. A importância deste pico é que sua formação geológica só é encontrada no Maciço de Kola, na Rússia.

.

Prateleiras

prateleiras1

Descrição: Junto com as Agulhas Negras é um dos principais atrativos do Parque Nacional do Itatiaia e reconhecidamente é o mais bonito. Possui uma das vistas mais privilegiadas.

 

 

Fonte: http://www.pousoeprosa.com.br/
http://www.itamonte.net/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso