História de Ibituruna

estatuta

É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Pais, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.

Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.

 

 
Fonte: http://www.ibituruna.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso