Pontos Turísticos-Guaratinguetá

Instituto Nossa Senhora do Carmo (1892)

instituto nossa senhora do carmo

Primeira casa das Irmãs Salesianas no Brasil, erguido com paredes de taipa e pau-a-pique, com telhado em madeiramento de pinho de Riga, possui artística capela, com altar mor em mármore de Carrara e bronze, pré-fabricado na Itália. Praça Joaquim Vilela O Marcondes, 360.

.

Prédio da Prefeitura Municipal (1894)

prefeitura-de-guaratingueta

Inicialmente a construção começou par abrigar o Teatro Carlos Gomes e finalizou-se como Teatro Municipal. Em estilo neclássico, o teatro, considerado um dos melhores e mais bonitos de todo o Estado paulista, foi desativado em 1930 para sediar a Escola de Farmácia e Odontologia e na mesma década para lá mudou-se a Prefeitura Municipal. Praça Homero Ottoni, 75

.

Edifício Flamínio Lessa (1877)

escola flaminio lessa-guaratingueta (19)

Doado ao Estado sob a condição de servir à educação e ao ensino. Em seu frontispício vê-se símbolos maçônicos. R. Visconde de Guaratinguetá, 224.

.

Solar Rangel de Camargo (1866)

Solar Rangel De Camargo

Residência particular, é um monumento de indiscutível valor histórico e arquitetônico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo. Casarão assobradado, originariamente erguido em taipa e pau-a-pique. Durante a Revolução de 1932 foi tomado por tropas constitucionalistas e federais, servindo de posto de abastecimento e correio. Marco político local, em seus porões eram impressos, na década de 1920, o jornal O Pharol. Foi restaurado pelos proprietários em 1982. Rua Frei Galvão, 48.

.

Estação Ferroviária (1914)

estacao-de-guaratingueta-sp

O edifício da Estação de Ferro da Central do Brasil é um dos mais belos exemplares da arquitetura inglesa no Vale do Paraíba. Desativada há alguns anos, é tombada como Patrimônio Histórico Estadual. Embora não seja permitida a visitação enquanto não terminarem as obras de restauração, tem telhas de ardósia e requintados detalhes arquitetônicos. A Praça Condessa de Frontin, que fica em frente, é um dos mais arborizados e agradáveis logradouros da cidade. Praça Condessa de Frontin, 78/110.

.

Escola de Especialistas da Aeronáutica

EEAR

Centro de formação de Sargentos Especialistas do Brasil e América Latina, destacando-se sua Banda Sinfônica e Galerias de Grandes Pintores do Brasil. Com área aproximada de 10.100.000 m2. É o maior estabelecimento do gênero da América Latina. (Fone: (12) 523-1200)

.

Museu Frei Galvão

museu-frei-galvao-e-arquivo

Fundado em 1972, mantido pelo Centro Social de Guaratinguetá e pelos Amigos do Museu tem como patrono o franciscano Frei Antonio de Sant’Ana Galvão. Em seu acervo, telas imagens e móveis de Guaratinguetá de ontem e hoje. Com mais de 50.000 documentos catalogados sobre a história do município e região, divididos por assuntos.

.

Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves

Museu conselheirorodrigues

Fundado em 1981, o prédio foi construído em taipa de pilão e passou a ser moradia do Conselheiro Rodrigues Alves quando de seu casamento em 1891. Em 1932, sediou a base da Cruz Vermelha e também de tropas federais. Sofreu sua última reforma em 1986, e atualmente conta com mobiliário, objetos pessoais e documentos do estadista. A casa do Conselheiro é o único Monumento Nacional tombado pelo IPHAN em Guaratinguetá e arredores.

.

Casa de Frei Galvão (1739)

casa-de-frei-galvao

Reformada por iniciativa particular em 1989 em comemoração dos 250 anos de seu nascimento, guarda memória do primeiro beato brasileiro. O material da reconstrução foi reaproveitado a partir do original, e um dado curioso é que só na ocasião foi instalado um sanitário, pois na época não existia sistema de escoamento de esgotos. A casa é tombada pelo município por seu valor histórico e por sua arquitetura que conserva o estilo Colonial da época. Rua Frei Galvão, 78.

.

Igreja do Convento Franciscano de Nossa Senhora das Graças

guaratingueta

A Igreja Nossa Senhora das Graças, parte importante do acervo de bens culturais e religiosos de Guaratinguetá, é um dos maiores testemunhos de fé e coragem deste povo. Construída em 1936, a Igreja do Convento Franciscano de Nossa Senhora das Graças, é tombada como monumento histórico municipal.
Endereço: Rua Vigário Martiniano, 288 – Centro

.

Capela do Colégio Nossa Senhora do Carmo

O prédio teve sua construção iniciada em 1887 e terminada no final do ano de 1891. Do altar da Capela vê-se a linda estátua de Nossa Senhora do Carmo e em cuja sumidade da torre de centro e trinta palmos de altura se vê também a estátua da padroeira do Colégio.
Endereço: Praça Joaquim Vilela O. Marcondes, 360

.

Mosteiro da Imaculada Conceição (1962)

Mosteiro

Ordem das Monjas Concepcionistas (enclausuradas). Tem bonita capela com imagem da Imaculada Conceição e Santa Beatriz. Via Dutra, km 61.

.

Catedral de Santo Antônio (1630)

matrizGuara

Origem do núcleo urbano de Guaratinguetá. Seu interior possui altar em estilo barroco-valeparaibano, rococó mineiro e imagens barrocas. Há uma pequena capela com a imagem de Frei Galvão em tamanho natural.

.

Igreja de Santa Rita (1846)

igreja de santa rita

Erguida por uma devota com auxílio de escravos e esmolas do povo. É de grande beleza a imagem de Santa Rita de Cássia. O oráculo da igreja é entalhado em madeira de origem européia.

.

Casa do Puríssimo Coração de Maria (1924)

casa do purissimo coraçao de maria

Construído para ser um orfanato às meninas pobres, hoje é administrado pela Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Localizado em local de grande beleza paisagística, em seu jardim ergue-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (1921) e sua água abençoada, local de constantes romarias vindas de todas as partes do Brasil.

.

Seminário Frei Galvão (1942)

seminarioFreiGalvao(0)

Local muito procurado por romeiros e turistas, o seminário recebe alunos de todo o Brasil para formação religiosa franciscana, solicitado par retiros espirituais e encontros para estudos de temas religiosos. De seus jardins, ergue-se monumental estátua de Nossa Senhora de Fátima, obra em cimento armado. Conta com um acervo de objetos pessoais que pertenceram a Frei Galvão. É também no Seminário que são distribuídas as Pílulas de Frei Galvão. Localiza-se ao centro de bem cuidada chácara, na saída da cidade para Lorena, a 1 km da Via Dutra.

.

Igreja de São Benedito (1898)

igreja de sao bendito

Construída em louvor ao protetor dos homens pretos. Nessa igreja, no Domingo de Páscoa e na Segunda-feira, realiza-se anualmente a Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais do Vale, que conta com cavalarias, levantamento do Mastro, Rei, Rainha e corte, doces para o povo e grandiosa procissão.

.

Igreja de São Expedito (1953)

santo expedito

É a única igreja dedicada ao Santo no Estado de São Paulo. Está localizada na Rodovia Guará-Cunha, a 22 km do centro da cidade, próximo ao município de Cunha.

.

Queda D’Água

Na beira da Estrada Parque José Jorge Boueri a 17 km do povoado de Pedrinhas, é um atrativo de beleza cênica, pois propicia apenas a observação da beleza natural do local.
Cachoeira da Onça (Estrada Parque José Jorge Boueri até o truteiro de Gilberto Felippo, pegando uma estrada de terra) – queda d’água de 20 metros e cuja parte escavada forma um poço de 12 metros de diâmetro.
Trilha da Pedra Grande do Gomeral (Estrada José Jorge Boueri – o acesso se dá por uma trilha em frente a Pousada D’Anna, cuja altitude é de 1250 m, e a subida de mais ou menos 800 m) – trilha com vegetação remanescente da Mata Atlântica até a base da pedra. Pico rochoso não muito alto que propicia bela visão do municípios ao redor. Atividades recomendadas: caminhadas nas trilhas e percursos rasos dos ribeirões, banho de cachoeiras, alpinismo, rapell, raid de jeep, asa delta, paraglider, passeios de bike. A partir do truteiro pode-se encontrar diversas trilhas com pequenas quedas d’água. Para atividades de asa delta e paraglider, os locais mais propícios são o paredão localizado acima da igreja de São Lázaro (no Gomeral) e o paredão localizado na Fazenda Esperança (Pedrinhas/ Taquaral).

.
Mosteiro de Belém

mosteiro de belem
Monumento religioso erigido por padres alemães. Cantos gregorianos todas as manhãs.

.

Trilhas dos Pilões

Acesso pela Estrada dos Pilões até o início da Fazenda Pan Brasil em direção a São Francisco dos Campos no município de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais.
Trilha histórica utilizada no ciclo do ouro, a subida através das escarpas da Serra da Mantiqueira é pesada, variando de 4 a 5 horas. Tem vasta vegetação entrecortada por riachos e cachoeiras.
Foi implantado pelas Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Esporte e Turismo, um Projeto de Turismo Rural e Ecológico, que visa, em parceria com a iniciativa privada, a incrementar a atividade turística já existente na região, incentivando a criação de um roteiro turístico atrelado à produção agrícola e às belezas naturais.

.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso