Pontos Turísticos-Desterro do Melo

Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro

desterro do melo 1

Endereço: Localiza-se na praça central da cidade.

Descrição: Mais imponente monumento arquitetônico do Município, caracterizado e tombado como Patrimônio Histórico, erguido em homenagem a Nossa Senhora do Desterro – Padroeira da Cidade, cuja festa é celebrada no dia 17 de fevereiro, antecedida pela tradicional novena com a participação das famílias. A Devoção pela Virgem do desterro começou com a fundação da cidade em decorrência da adoração do seu fundador, Antônio José de Melo. Localização: No Centro da Cidade.

.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

igreja nossa senhora do rosario

Endereço: Localizada na praça ao lado da Prefeitura Municipal.

Descrição: Cultura, História e Religiosidade. Reconstruída e benta em 01 de dezembro de 1935 por Padre José Maria de Castro, nas proximidades onde, em 1907, foi demolida uma Igreja em ruínas (possivelmente a Capela de Nossa Senhora do Desterro, construída em 1761 por Padre José Dias de Siqueira a pedido de Antonio José de Melo (degredado), possuidor da Fazenda do Melo, que a adotou como sua Madroeira ou Padroeira). Descrição: A “Igrejinha” é dedicada a Nossa Senhora do Rosário, cuja festa é Patrimônio Imaterial da Cidade e preparada com vários meses de antecedência, durante os quais se faz Peregrinação da Imagem por todas as Comunidades Rurais. Inicia-se em julho com celebrações dominicais. Há a presença do Congado, vindo de outras localidades. O dia principal é o último domingo de outubro, onde se apresenta o Grupo de Congadeiros, homenageando Nossa Senhora do Rosário. Há Procissão com a Imagem e celebração com a coroação do Rei e da Rainha do Rosário.

.

Praça da Luz

praça da luz

Endereço: Praça da Luz – Centro.

Descrição: Recanto destinado aos casais e a juventude. A Praça é um museu ao “ar livre”. Dentre as atrações estão lanchonetes, espaço para música “ao vivo” e apresentações culturais. Área verde e exposição de objetos artesanais e peças da antiga Usina Hidrelétrica construída por Alcides Amaral para iluminar as ruas da cidade na década de 50.

.

Cachoeira do Agostinho de Melo

cachoeira agostinho

Atrativo natural ideal para quem aprecia as belezas da fauna e da flora e busca momentos de tranquilidade em convivo com a Natureza. O local é inexplorado. Tipo de atrativo: Aventura, Ecoturismo, exploração, acampamento e pesca. Localização: Zona Rural do Município denominada Paciência – a 8 quilômetros do centro da cidade. Pode-se chegar até lá por meio de veículo, bicicleta, a pé ou a cavalo.

.

Cachoeira do Alípio Ramos

cachoeira alipio ramos

Endereço: Zona Rural denominada Paciência, próximo à residência do Sr. Alípio Ramos, a 14 quilômetros do centro de Desterro do Melo. Pode-se chegar até lá por meio de veículo, bicicleta, a pé ou a cavalo.

.

Cachoeira dos 5 Saltos

cachoeira dos cinco saltos

Endereço: A estrada que liga Desterro do Melo à Cachoeira dos 5 Saltos é a mesma que servia como uma via de opção do Caminho Novo – o chamado “Caminho de Dentro”.

Descrição: História. Aventura, Ecoturismo, Camping e exploração da áreas onde Tiradentes bateava e guardava o ouro explorado no Rio Xopotó, -próximo à Fazenda do Cajuru. Conta-se que a referida fazenda pertenceu a Tiradentes antes de se tornar patrimônio do Alferes Francisco Dias Ferraz. Acesso: Seguir 5 km, estrada de terra com cascalho e calçada que liga Desterro do Melo à Mercês. Pode-se chegar ate lá através de: Ônibus, Carro, Moto, Bicicleta, Cavalo e a Pé. Esta estrada foi a trilha usada pelos Bandeirantes e por Tiradentes para chegar à Vila Rica (Ouro Preto), vindos de Paraty (RJ), o chamado “Caminho de Dentro”, pois deixavam o “Caminho Novo” em Mar de Espanha, seguiam para Rio Novo, Rio Pomba, Mercês, Desterro do Melo, Senhora dos Remédios ou Alto Rio Doce, Cipotânea, Lamin, Catas Altas da Noruega e chegavam à Vila Rica.

.

Parque do Xopotó

parque do xotopo

Endereço: Entrada da cidade de Desterro do Melo

Descrição: Cachoeira, Quiosque, Quadra Poliesportiva, Piscinas natural e artificial, Bosque, Alameda e Painel de 15 metros com imagens que contam a história da cidade. Lugar destinado ao descanso, à caminhada e ao convívio com a natureza. Localização: Entrada da Cidade, às margens da MGT-265, sentido Alto Rio Doce. Acesso: Ônibus, Carro, Moto, Bicicleta, Cavalo e a Pé.

.

Pedra do Macaco

pedra do macaco

Descrição: Exploração, ecoturismo, rapel e escalada. Localização: Serra da Conceição, a 07 km do centro urbano, na Rodovia MGT – 265, sentido Barbacena. Acesso: O caminho até a pedra é feito através de trilha. A partir da rodovia MGT – 265, seguir de Moto, Bicicleta, Cavalo ou a Pé.

.

Serra da Conceição

serra da conceiçao

Endereço: A 12 Km da sede do Município. Margem direita e esquerda da MGT – 265, sentido Barbacena a Desterro do Melo.

Descrição: Braço da Serra da Mantiqueira, este monumento natural praticamente inexplorado oferece aos visitantes além de grutas e cachoeiras, as mais variadas opções de Ecoturismo e turismo de aventura. Por entre a Serra esta localizada a Via Verde, o atrativo turístico dedicado aos amantes de aventura e de belas paisagens. Tipo de atrativo: Mirante, Ecoturismo, caminhada ecológica, rapel, trilha com motos, escalada, exploração de grutas, cachoeiras e monumentos naturais. Localização: A 12 Km da sede do Município. Margem direita e esquerda da MGT – 265, sentido Barbacena a Desterro do Melo. Acesso: Os principais atrativos da Serra da Conceição podem ser visitados tendo como via de acesso principal a MGT – 265.

 

 

.

Fonte: http://www.pousoeprosa.com.br/

http://www.desterrodomelo.mg.gov.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso