Pontos Turísticos – Caxambu

Parque das Águas

Principal atração turística de Caxambu, o Parque das Águas conta com 12 fontes de água mineral, geiser, piscina de água mineral, balneário hidroterápico, lago com pedalinhos, teleférico e muito mais.

O poder curativo e terapêutico das águas de Caxambu é a maior atração da cidade desde os tempos do Império. Sua fama foi reforçada no ano de 1868 quando a Princesa Isabel e seu marido o Conde D’Eu aqui vieram em busca da cura de uma suposta infertilidade da Princesa, provocada por uma anemia profunda. Após um mês de tratamento com a água altamente ferruginosa da fonte que hoje leva seu nome, retorna à Corte e consegue engravidar.

A Família Imperial teve tanta influência na história da cidade, que em 1874, as seis únicas fontes existentes na época levavam nomes de alguns de seus integrantes. Eram elas: D. Pedro, D. Leopoldina, Duque de Saxe, D. Isabel, Conde D’Eu e D. Theresa.

Atualmente o Parque das Águas tem 210 mil metros quadrados de área e conta com 12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente. Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranquilos e revitalizantes. As crianças podem andar de pedalinho no lago ou brincar no playground sempre em total segurança.

Para os desportistas existem quadras próprias para a prática de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper que circunda o lago e um rinque de patinação coberto. As piscinas, uma para adultos e outra para crianças, são abastecidas com água mineral da fonte Mayrink. Únicas neste estilo em toda a América Latina, elas renovam, diariamente, 42% de seu volume total, podendo ser consideradas, por isso, de água corrente.

O suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses. Os azulejos e pisos, vindos de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos. Em seu interior há diversos tipos de banhos, duchas e saunas divididas em duas alas, uma feminina e outra masculina, esta última com uma piscina térmica. Amplas salas de repouso, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas completam o espaço, que abriga também uma pequena galeria de arte.

Dentro do Parque das Águas funcionam ainda lojas que vendem copos, canecas, cantis e garrafas além de artesanato e souvenir. Há um bar à beira do lago que serve cervejas, refrigerantes e lanches rápidos.

Serviço:

Horários de funcionamento:

Diariamente das 7h às 18h

Balneário Hidroterápico

De terça a sexta-feira das 8h30 às 17h

Sábado, domingo e feriados das 7h às 18h

Fontes e as atrações do Parque das Águas

 

Fonte D. Pedro

fonte-dom-pedro

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Fonte Dom Pedro – Foto: ABN

Água mineral radioativa, supercarbônica, gasosa forte. É tônica e digestiva.

.

 Fonte Duque de Saxe

fontedsaxe_vert

 Água mineral alcalina-bicarbonatada, alcalina terrosa e sulfurosa.

Indicada para o fígado e vesícula biliar.

.

Fonte D. Leopoldina

fonte-dona-leopoldina

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior

Água mineral alcalina-bicarbonatada, alcalina terrosa, cálcida e magnesiana. É indicada para o fígado e intestinos.

.

Fontes Mayrink 1, 2 e 3

Mayrink 1

fonte-mayrink-1

Água mineral acídulo-gasosa e radioativa. Indicada para a garganta.

.

Mayrink 2

fonte-mayrink-2

Água mineral acídulo-gasosa e radioativa. Excelente colírio.

.

Mayrink 3

fonte-mayrink-00

Água mineral sem gás. Usada para o engarrafamento. É uma água de mesa.

.

Fonte Ernestina Guedes

fonte-ernestina-guedes-001

Água mineral alcalina-bicarbonatada e alcalina terrosa. Altamente radioativa. Excelente para banhar doenças de pele.

.

Fonte D. Isabel / Conde D’Eu

fonte-d-isabel-002

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior  Fonte Dona Isabel / Conde D’Eu – Foto: ABN

Água mineral alcalina-gasosa e alcalina terrosa, altamente ferruginosa. Indicada para anemia.

.

Fonte Beleza

caxambu-fonte-beleza

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Fonte Beleza – Foto: ABN

Água mineral alcalina-bicarbonatada e férrea. É indicada para o aparelho digestivo.

.

Fonte Venâncio

fonte-venancio

Água mineral alcalina-bicarbonatada, alcalina-terrosa e sulfurosa. Indicada para banhos carbo-gasosos e pressão alta.

.

 Fonte Viotti

fonte-viotti-001

Água mineral radioativa forte, gasosa forte. Dissolve cálculos renais.

.

Balneário

balneario

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Caxambu (MG) –  Parque das Águas – Balneário – Foto: ABN

O suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século XX em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses.

Os azulejos e pisos, vindos de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos. Em seu interior há diversos tipos de banhos, duchas e saunas divididas em duas alas, uma feminina e outra masculina, esta última com uma piscina térmica.

Amplas salas de repouso, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas completam o espaço, que abriga também a Secretaria Municipal de Turismo e uma pequena galeria de arte.

Serviços do Balneário:

Os banhos são de imersão em banheiras estilo colonial com água mineral:

Banho Perolado – Indicado para relaxamento e afecções da pele.

Banho Espumante Perolado – Utiliza-se algas marinhas, indicado para nutrir e revitalizar a pele.

Banho Espumante Simples – Indicado para emagrecimento.

Banho Turco – Indicado para redução de gorduras.

Especial Banho Sulfuroso com Pérolas de Ar – Indicado para relaxamento, afecções dermatológicas, artritismo, dores musculares e ácido úrico.

Banho Sulfuroso Simples – Indicado para artritismo e doenças reumáticas.

Ducha Circular – Calmante e relaxante.

Ducha Escocesa – Relaxante ou excitante, depende da indicação médica e aplicação.

Sauna Finlandesa – A vapor, indicada para desintoxicação do organismo

e relaxamento.

Piscina Térmica – Seção Masculina do Balneário

.

Coreto

coreto

Ricamente ornamentado, o coreto é uma das construções mais bonitas de todo parque.

.

Geiser

geiser

Jorro periódico de água mineral sulfurosa para banhos.

.

 Lago

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Caxambu (MG) –  Parque das Águas – Lago – Foto: ABN

O lago é uma das principais áreas de lazer do Parque das Águas, com pedalinhos, brinquedos, amplos jardins e uma lanchonete. Circundado por uma pista de cooper e diversos aparelhos de ginástica, é um ótimo local para manter a forma, com muito ar puro e uma linda paisagem.

.

Obras de Chico Cascateiro

obras-chico-cascateiro-004

Este humilde artesão português, dono de uma primorosa técnica de reproduzir a fauna e a flora em estucagem, deixou várias obras no Parque das Águas como a cascatinha, a casinha de bonecas, bancos e outras obras artísticas.

.

Morro de Caxambu

Com aproximadamente 1090m de altitude e a 186m acima do Parque, o Morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores. É possível avistar também a cidade de Baependi e as serras próximas. Para se chegar ao topo existem três opções: de carro, a pé, ou de teleférico. Lá funcionam uma lanchonete e lojas de artesanato e souvenir. Em seu cone superior o Morro de Caxambu abriga ainda a estátua do Redentor (1961) com 15 metros de altura e o Cruzeiro (1929).

.

Igreja de Santa Isabel de Hungria

igreja-santa-isabel-de-hungria

A Igreja de Santa Isabel teve sua construção iniciada em 1868, em estilo neo-gótico, em cumprimento a uma promessa feita pela Princesa Isabel, sendo, porém, consagrada apenas no ano de 1897, quando a Família Imperial já se encontrava no exílio. Nesta Igreja de Caxambu, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, destaca-se um altar feito em madeira trabalhada onde fica a imagem de Santa Isabel de Hungria. O acesso à Igreja pode ser feito a pé por uma escadaria de 126 degraus ou de carro, pela rua Monsenhor João de Deus.

.

Igreja Matriz

caxambu_igreja_nossa_senhora_dos_remdios

A atual Igreja Matriz, de estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da velha capelinha de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVIII, ficando pronta em 1º de janeiro de 1906. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios acontece no dia 15 de agosto com missas, procissão e atividades de barracas. Outra grande procissão ocorre no dia de Corpus Christi quando as principais ruas da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos feitos com materiais variados como serragem, sementes e pó de café. Durante a Semana Santa são realizadas encenações de quadros vivos lembrando os passos de Cristo, além das tradicionais procissões de Ramos (domingo anterior) e do Encontro (terça-feira).

.

Passeios de charretes e cavalos

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias – Brazilian News Agency [Since 1924] – Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Caxambu (MG) –  Passeio de Charrete – Foto: ABN

Um programa imperdível para quem vem a Caxambu é, sem dúvida, passear de charrete pela cidade e arredores. Os pontos se encontram nas portarias do Parque e na Av. Camilo Soares, em frente ao Hotel Glória. São diversas as opções de passeios, indo desde um tour pela cidade e seus principais pontos turísticos, até uma ida a cidade vizinha de Baependi, por estrada de terra.

Os cavalos podem ser alugados por hora ou por passeio guiado pela área rural. Além do ponto, próximo à Rodoviária, existem haras que disponibilizam cavalos para cavalgadas em grupo pela região.

.

Teleférico

teleferico-caxambu-004

Para se chegar ao Morro de Caxambu a melhor maneira, sem dúvida, é ir de teleférico e apreciar a bela vista panorâmica do Parque das Águas com a emoção do trajeto.

.

Centro de Artesanato

No Centro de Artesanato, localizado em frente à portaria do Parque, podem ser encontrados objetos artesanais típicos da região como bolsas em palha de milho, arroz, taboa e sisal; utensílios domésticos em bambu; chocolates; brinquedos em madeira; tapetes e colchas feitos em tear; móveis pintados à mão; bordados; malhas, além de doces, compotas, queijos, embutidos, licores e a tradicional aguardente mineira.

.

Praça XVI de Setembro

praca-16-de-setembro

Praça com amplos jardins floridos, bancos, árvores frondosas e cortada pelo córrego Bengo. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o local conta ainda com um coreto de 1913 decorado com uma pequena cascata esculpida por Chico Cascaterio e uma fonte do mesmo artista.

.

Horto Municipal

Área protegida pelo município, de trinta alqueires, também denominada “Represa do Jacaré”. Com uma grande diversidade de fauna e flora é um local bastante agradável para caminhadas, passeios a cavalo ou de bicicleta, em meio à exuberante vegetação.

O acesso pode ser feito a partir da trilha que começa na entrada do Horto Florestal.

.

Portal das Águas

Chácara aberta à visitação com trilhas na mata, nascentes, criação de animais e lagos. O turista pode adquirir licores caseiros, aguardentes e cristais, aprendendo com o proprietário sobre a energia das pedras.

.

Fonte: http://www.abn.com.br/caxambu.htm

 

 

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso