História de Casa Grande

casa grande

Casa Grande é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 2.352 habitantes. É uma cidade pequena que fica entre as montanhas de minas gerais.
Os primeiros habitantes da região foram os portugueses, chefiados por Bento Correia, que acamparam no local para exploração de ouro, no tempo do Brasil-Colônia, cuja extração era feita nos riachos. O nome do município origina-se de uma casa muito grande que foi construída no local denominado “Pasto dos Eucalíptos”, cujo primeiro morador foi Bento Correia. A casa era tão grande que abrigava quinze famílias, num total de sessenta pessoas, sem que se encontrassem, ou seja, com as dependências separadas, abrangendo vários lotes e de telhado único. Ainda hoje são encontrados vestígios dos alicerces dessa casa. Com a diminuição no faiscamento do ouro e a chegada de pessoas mais civilizadas, o grupo se dispersou, desmanchando posteriormente a casa e cuidando mais da agricultura para sustento próprio. Ainda hoje, a agricultura é a principal ocupação e a atividade econômica de seus habitantes, seguido da criação de gado bovino, com a finalidade de produção de leite.
O distrito foi criado em 22 de setembro de 1921, abrangendo também o então povoado de São Caetano de Paraopeba, jurisdicionado ao termo de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete). O Distrito de Casa Grande perdeu parte do seu território com a criação do Distrito de São Caetano do Paraopepa, Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. Em 17 de dezembro de 1938, por força de Decreto-Lei nº 148, foi o distrito transferido para o município de Lagoa Dourada, do qual desmembrou-se em 30 de dezembro de 1962, pela Lei Nº 2764, que o elevou à categoria de Município. Atualmente o Município subordina-se à Comarca de Conselheiro Lafaiete. O Município de Casa Grande é constituído de um único distrito que tem o mesmo nome do Município
Fonte: Wikipédia

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso