História de Carandaí

carandaí

O Topônimo Carandaí originou-se, segundo alguns autores, de caranda – hy – termo tupi, que significa “palmeira d’água”.
Os primeiros moradores foram Francisco Rodrigues Pereira, Barão de Santa Cecília, o Capitão Severino de Moura e Silva, Antônio Patrício de Moura e Cândido Saraiva Nogueira.
A cidade começou com uma igreja e dois sobrados laterais, construídos pelo Barão de Santa Cecília, que ali se fixara com seus escravos.
O distrito, que até 1923 pertenceu ao município de Barbacena, foi criado com a denominação de Santana de Ressaca, pela Lei provincial n.° 1 887, de 15 de julho de 1872, passando a designar-se Santana do Carandaí por efeito da Lei provincial n.° 2 325, de 12 de julho de 1876.
O povoado começou realmente a desenvolver-se em 1881, quando foi atingido pelos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil que deveriam chegar até Ouro Prêto, então Capital do Estado. Durante 8 anos, que se gastaram na construção de um pontilhão, ficou sendo o Município o ponto final da Central do Brasil. Nesse período, Carandaí era ponto de convergência de mercadorias que, vindas do interior, em lombo de animais ou carros de bois, se destinavam à Capital do Pais, ou desta para Ouro Prêto e outras cidades da região. Ali permaneciam os tropeiros diversos dias à espera de novas cargas para regressar. Nessa época a cidade chegou a possuir quatro hotéis.
Por força da Lei estadual n.° 843, de 7 de setembro de 1923, criou-se o Município de Carandaí com território desmembrado dos municípios de Barbacena e Conselheiro Lafaiete dando-se sua instalação a 27 de abril de 1924.
Formação Administrativa
Em 10 de setembro de 1925, a Lei estadual n.° 893 concedeu a Carandaí foros de cidade.
A comarca de Carandaí foi criada pelo art. 25 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias de Minas Gerais, promulgado em 14 de julho de 1947. De conformidade com a Lei estadual n.° 1 039, de 12 de dezembro de 1953, para vigorar no qüinqüênio 1954/58, a comarca de Carandaí é composta dos termos de Carandaí e Capela Nova.
De acordo com a divisão administrativa do Pais, vigente em 31 de dezembro de 1956, Carandaí é constituído de 3 distritos: Carandaí Caranaíba e Hermilo Alves.

 

 

Fonte: http://www.citybrazil.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso