Pontos Turísticos-Cambuquira

congonhal

Cachoeira do Congonhal

Cachoeira do Congonhal, formada por 3 quedas, localizado na Zona Rural , bairro Congonhal, cerca de 10 km do centro da cidade.

1 queda

1ª Queda São Bento

Lugar de fácia acesso. Sentido Campanha, entrada estrada de terra ao lado esquerdo da rodovia após o trevo. Aproximadamente 10 km do centro.

2 queda

2ª Queda São Bento

Cachoeira localizada no São Bento, água pura de nascente natural, local que poucos conhecem, em suas proximidades existem mais algumas quedas d’agua que precisam ser demarcadas como ponto turístico.

alto

Alto Santa Quitéria

Alto de Santa Quitéria, mais conhecido como Cruzeiro com 1114 m de altitude nos proporciona uma bela vista da cidade e um perfeito por do sol, aproximadamente 3 km do Centro da cidade.

pico do piripau

Pico do Piripau

“Prática de Esportes Radicais”
Localizado na “Serra das Águas” o Pico do Piripau, com 1.372 metros e altitude, tem-se uma bela visão das cidades ao redor: Lambari, São Tomé das Letra, Campanha, Cambuquira, Três Corações, Varginha. e outras.
No pico, encontra-se a rampa Norte de Cambuquira de Vôo Livre. Com 400 metros de desnível, decolagem natural e uma vasta área para montagem dos equipamentos.
O local é muito procurada para saltos de asa delta e glider, tendo já sediado vários campeonatos, incluindo o campeonato brasileiro de paraglider. As condições para o vôo livre são extremamente favoráveis, sendo que a melhor época para se voar é de agosto a novembro.

praça da bandeira

Praça da bandeira

“Ponto turistico”
Cartão postal na entrada da cidade, garrafa luminosa jorrando água. Representa as águas minerais de Cambuquira.

Observatório Centauros

“Turismo Astrológico”
Av. Padre Anchieta, nº 6.
Aberto todas as Quartas – Feiras
das 20:30 as 22:00

Capela São Judas Tadeu

“Capela de orações”
Ponto turístico de oração, fé e devoção ao santo, lugar bem arborizado, ar puro, bancos para descanso e com fácil acesso.
Localizado dentro da Mata do Parque das Água Onde é comemorado no dia 28 de Outubro dia de São Judas Tadeu.

parque das aguas

Parque das Águas

Principal atrativo turístico da cidade, formado por cinco fontes de águas minerais de qualidade, com gás natural e com indicações terapêuticas. No entorno do Parque das Águas encontra-se a Mata (remanescente de Mata Atlântica) com vegetação nativa. Na área particularmente aprazível, além das fontes, existem jardins sombreados, lago, pequenas lojas de artesanato, instalações sanitárias, pequeno parque infantil e balneário. O Parque é um atrativo turístico urbano que se encontra em área privilegiada, próximo do terminal rodoviário e da rede hoteleira.
As Água Minerais de Cambuquira apresentam diversas indicações para o tratamento de saúde:

1- Fonte Gasosa (Regina Werneck)

Indicada para o tratamento de nefrite aguda ou crônica, diurese, gastrites hepatismo e inflamação dos canais bilares, angiocolite, colocistite, desordem intestinal, dermatoses por intoxicação, eczemas, estimulantes da secreção e motricidade gástrica, nos casos atômicos e hipotônicos.

fonte ferrea
2- Fonte Férrea (Dr. Fernandes Pinheiro)

Tônica por excelência, anemia, caquexias, linfatismo, astenia, convalescença de moléstias agudas.

fonte  magnesiana
3- Fonte Magnesiana (Comendador Augusto Ferreira)

Estimulante da função renal, reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielonefrite.

fonte sulfurosa
4- Fonte Sulfurosa (Dr. Sousa Lima)

Cura de diurese quando usada em jejum, colite, gastrite, acidez, estimulante do peristaltismo dos intestinos.

5- Fonte do Marimbeiro

Distúrbios do aparelho digestivo, colites rebeldes, litíase e disfunções hepáticas.

matriz
Igreja Matriz de São Sebastião

Possui Adro iluminado por lamparinas, e várias ilhas ajardinadas. Em sua fachada, encontram-se duas torres com sineira. A nave é simples com piso em cerâmica, teto em ripas de madeira, vitrais e quatro portas laterais, com desenhos coloridos. Altar-mor também simples, contendo a imagem de São Sebastião. Nas extremidades encontram-se duas capelas voltadas para a nave. Ao fundo, encontra-se a sacristia.

Fontes: http://www.cambuquira.net/
http://cambuquiraonline.blogspot.com.br/

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso