Pontos Turísticos-Caeté

capela nossa senhora do rasario

Capela do Rosário

Endereço: Partindo da praça principal, restaurante Alpenrose, seguir estrada de terra Morro Vermelho / Raposos.

Descrição: A Capela de Nossa Senhora do Rosário está localizada no alto de uma colina, de onde se avista o distrito de Morro Vermelho. A fachada composto por porta almofadada e três janelas, na qual duas possuem sino.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Capela Santa Frutosa

Endereço: Rua Santa Frutuosa, s/n.

Descrição: A construção da capela foi iniciada no século XIX, através do empenho do Dr. João Pinheiro. Segundo Afonso Arinos, durante mais de um séc, a construção esteve incompleta. Sua localização oferece aos visitantes uma bela vista panorâmica de parte da cidade.

casa do artesao

Casa do Artesão

Endereço: Praça João Pinheiro, 74, Centro.

Descrição: Casarão com fachada simples em estilo colonial, com porta central de verga reta ladeada por quatro janelas, sendo duas de cada lado. A edificação é a sede da Associação dos Artistas e Artesãos de Caeté.

Chafariz da Cadeia Velha

Endereço: Praça Joaquim Franco, s/n. Centro. Saindo da Praça João Pinheiro, virar à esquerda na Rua são Francisco.

Descrição: O chafariz, edificado em duas colunas de alvenaria de pedra, foi construído no ano de 1800 por escravos. A beleza e os detalhes trabalhados na “boca” do chafariz fazem do monumento uma verdadeira obra de arte.

igreja sao francisco de assis

Igreja de São Francisco de Assis

Endereço: Rua Padre Vicente Cornélio Borges, s/nº, Bairro: José Brandão

Descrição: A Igreja de São Francisco de Assis teve sua pedra fundamental implantada no dia 1º de maio de 1944. na época, a pedido do diretor Yves Mathieus a igreja foi construída em formato de cruz seguindo o modelo de uma Catedral Francesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Igreja Matriz de N.Sra do Bom Sucesso

Endereço: Praça João Pinheiro, s/n. Situada na Praça principal da cidade.

Descrição: Um dos belos exemplares do barroco, a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, datada de 1757 é considerada a primeira igreja construída em alvenaria em Minas Gerais, tendo planta de autoria de Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho.

museu-casa-joao-pinheiro

Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro

Endereço: Praça Paulo Pinheiro da Silva, 01 – Centro.

Descrição: 31-3282-1024 / 31-3282-8101

museu regional de caete

Museu Regional – Casa Setecentista

Endereço: Rua Israel Pinheiro, 176. Partindo da Pça João Pinheiro, passar a travessa da Matriz e R.Israel Pinheiro à esquerda.

Descrição: Construído no final do século XVIII o sobrado também conhecido como “Casa Setecentista”, teve como um dos seus primeiros moradores o capitão Eugênio Lopes Varela. O acervo é constituído de mobiliários, arte sacra, dentre outros.

Museu Vital Brazil

Endereço: Rua Vital Brazil Alves, 26 – Centro

observatorio-astronomico

Observatório Astronômico Frei Rosário

Endereço: Rodovia BR-381 – Serra da Piedade.

pelourinho_caete

Pelourinho do Poder

Endereço: Praça João Pinheiro, s/n

Descrição: O Pelourinho foi erguido em 1722 e simbolizava o poder real na Vila. Neste, muitos negros derramaram seu sangue ao serem castigados.Com a abolição da escravatura muitos foram destruídos, portanto trata-se de um dos raros exemplares em Minas Gerais.

clube campestre juca vieira

Ruínas – Clube Campestre Juca Vieira

Endereço: Partindo da Praça João Pinheiro, subir a rua Peixoto de Souza, no entroncamento seguir a rua Hezick Álvares, na bifurcação manter a direita, seguindo via principal. Aproximadamente, 3km observa-se um trevo, seguir sinalização.

Descrição: Localizada dentro do terreno do atual Clube Campestre Juca Vieira, estão ruínas remanescentes da Cia de Mineração Juca Vieira. No local também há vestígios da antiga hidroelétrica responsável pelo fornecimento de energia.

santuario serra_piedade_caete

Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Endereço: Partindo da Praça João Pinheiro, Rua Israel Pinheiro, Av. João Pinheiro até a MG 435, sair pela rodovia até placa indicativa (10Km), e subir até o Alto da Serra (6Km).

Descrição: Localizado no alto da Serra da Piedade, o Santuário é composto pela Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Igreja Abrigo, Restaurante Panorâmico, Cruzeiro e Casa dos Romeiros. Na subida até cume estão localizados 15 painéis de azulejos com cenas da via sacra

cachoeira de santo antonio-caete

Cachoeira de Santo Antônio

Endereço: Partindo da praça central do distrito, seguir em direção a Igreja de N Sra do Rosário por cerca de 2,5 Km, entrar a esquerda no entroncamento. Seguir por mais 6,5 Km. Estacionar veículo e iniciar caminhada.

Descrição: A Cachoeira de Santo Antônio localiza-se próxima a plantações de eucaliptos tornando agradável o percurso que leva a queda d`água. Ao chegar ao local, depara-se com uma grande muralha de pedra, onde brota uma vegetação típica de regiões rochosas.

caneladeema-caete

Complexo Canela da Ema

Endereço: Quilômetro 2 da Estrada Água Limpa.

Descrição: O complexo é formado por um percurso de 1400 metros de extensão que viabilizam a prática de diversas modalidades de esportes como, arvorismo, buldering, escalada, rapel e tirolesa.

pedrabranca.caete

Pedra Branca

Endereço: Rua 5, s/n. Partindo da Pça João Pinheiro, R.Israel Pinheiro, Av. João Pinheiro, sent. bairro Pedra Branca. Virar a direita na R.José Mariano e seguir por 500m. Na bifurcação próximo ao Bar Cristal, manter a direita. Após 200m começa uma subida.

Descrição: A Pedra Branca está situada na área central do município de Caeté, sendo um dos imponentes atrativos naturais que destaca na paisagem. Possui média de altitude aproximada de 1.000m em relação ao nível do mar. De seu cume avista-se parcialmente a cidade.

Foto Serra da Água Limpa

Serra da Água Limpa

Descrição: A Serra é uma das denominações locais pela qual é designada a Serra do Espinhaço. Também é conhecida com Serra das Cambotas. Localiza-se em uma região várias manchas de vegetação nativa em meio a pastos, culturas anuais e perenes, além do plantio de eucal

serradapiedade

Serra da Piedade

Descrição: Os primeiros apontamentos sobre a Serra da Piedade datam por volta de 1673, quando Fernão Dias Paes Leme buscava encontrar prata na então chamada Serra de Sabarabuçu. Acreditava-se que havia, nessa serra, imensa quantidade de pedras e minerais preciosos.