História de Bom Jesus do Amparo

Bom-Jesus-do-Amparo

Fundada no século XIX, com a chegada do coronel João da Mota Ribeiro, Bom Jesus do Amparo é uma daquelas cidades para se esquecer dos problemas e aproveitar toda a tranquilidade e hospitalidade do local. Localizada a apenas 70 km de BH, a cidade possui grandes atrações turísticas, como o Recanto das Pedras, um rio com três quedas d’águas, cujo o leito de rocha tem pedras cercadas por plantas nativas e pastagens.
A cidade, que recebe esse nome devido a imagem do Senhor do Bom Jesus, adquirida na cidade de Amparo, em Portugal, ainda preserva muito da história daquela época. Para quem quer conhecer, uma das opções é visitar o Memorial Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, onde o visitante tem acesso a um acervo de fotos, vestuário, medalhas e objetos de uso pessoal das tradicionais famílias mineiras.
O primeiro homem a habitar o lugar, na segunda metade do século XVIII, foi o português João da Motta Ribeiro, fundador da imponente Fazenda do Rio São João, vindo de Freguesia do Braga. Atraído pelo ciclo do ouro na região, o português trazia consigo uma imagem do Senhor Bom Jesus, vinda de Amparo (Portugal). A obra de arte, que representa Cristo aos 12 anos, originou o nome da cidade e está na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

 

 
Fonte: http://www.bomjesusdoamparo.mg.gov.br/Materia_especifica/6495/Historia

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso