História de Alagoa

alagoa1

Alagoa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 22º10’14” sul e a uma longitude 44º38’31” oeste, estando a sede da Prefeitura a uma altitude de 1132 metros, sendo o ponto mais alto o Pico Santo Agostinho com 2.359 metros. De acordo com a estimativa do IBGE, sua população em julho de 2013 era de 2 768 habitantes.
Alagoa é conhecido pelo queijo parmesão produzido pela população que vive na Zona Rural, sendo considerada a “Terra do Queijo Parmesão”. O clima e topografia são determinantes no diferencial do sabor dos queijos alagoenses.
Cidade tranquila, porém muito movimentada durante os festejos da Semana Santa, Torneio Leiteiro – ExpoAlagoa, Nhá Chica, Natal e Reveillon, épocas que os alagoenses que residem em outras cidades retornam para a cidade.
Tem grande potencial turístico, que está sendo desenvolvido e estruturado pela Secretaria Municipal de Turismo.
Como na Amazônia, tem duas estações: o tempo das águas e o tempo da seca. No mês de maio e junho o clima é idêntico ao europeu, faz muito frio nestas épocas, chegando a gear e o termômetro registrar temperaturas negativas.
Possui uma área de 162,84 km².

 

 
Fonte: Wikipédia

Copyright © GUIA DA ESTRADA REAL - O seu guia de bolso